REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Minério de ferro cai ao menor nível em 3 meses por aumento da preocupação com demanda chinesa

Minério de ferro cai ao menor nível em 3 meses por aumento da preocupação com demanda chinesa

Minério de ferro cai ao menor nível em 3 meses por aumento da preocupação com demanda chinesa

Minério de ferro cai ao menor nível em 3 meses por aumento da preocupação com demanda chinesa

CINGAPURA (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro caíram para seu nível mais baixo em mais de três meses nesta terça-feira, pressionados por preocupações crescentes sobre as perspectivas de demanda na China, principal mercado consumidor do minério, apesar de sua mais recente medida para reanimar seu mercado imobiliário.

A China reduziu a taxa básica de juros dos empréstimos (LPR) de cinco anos em 25 pontos-base (bps), para 3,95%, em comparação com a previsão de um corte de cinco a 15 bps.

Entretanto, isso não foi suficiente para compensar a persistente fraqueza do mercado de ferrosos.

O minério de ferro de maio mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian na China encerrou as negociações do dia com queda de 5,41%, a 909,5 iuanes (126,35 dólares) por tonelada, o menor valor desde 1º de novembro.

O minério de ferro de referência de março na Bolsa de Cingapura caiu 4,39%, para 121,8 dólares a tonelada, o menor valor desde 8 de novembro.

No domingo, a China deixou inalterada uma importante taxa de juros, ao rolar os empréstimos de médio prazo que estavam vencendo, com incertezas sobre o momento de uma flexibilização pelo Federal Reserve limitando a margem de manobra de Pequim em relação à política monetária.

“O Banco do Povo da China optou por manter inalteradas as taxas de juros de seus empréstimos de um ano, levantando preocupações sobre a demanda no curto prazo… as novas construções parecem fracas, com as vendas de novas casas caindo 34% no ano a ano em janeiro”, disseram analistas do ANZ Bank.

Os ventos contrários do setor imobiliário da China, responsável por 30% a 35% de sua demanda de aço, provavelmente persistirão, embora em ritmo mais moderado do que no ano passado, disseram os analistas do Commonwealth Bank of Australia.

“A queda acentuada no preço deve-se, em parte, ao fato de a recuperação da demanda de minério, refletida pela produção de metal quente, ter sido mais lenta do que o esperado após o feriado”, disse um trader chinês, que pediu anonimato por não estar autorizado a falar com a imprensa.

Outros ingredientes de fabricação de aço na Bolsa de Dalian também caíram ainda mais, com o carvão metalúrgico e o coque recuando 1,82% e 2,25%, respectivamente.

(Reportagem de Cassandra Yap e Amy Lv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Medidas fiscais são importantes para BC conseguir baixar juros

Medidas fiscais são importantes para BC conseguir baixar juros, diz Campos Neto

(Reuters) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira que a adoção de medidas fiscais pelo governo é importante para que a autoridade monetária consiga baixar juros, destacando que é difícil atingir a meta de inflação quando há uma desancoragem das expectativas para as contas públicas.

Dólar tem leve alta ante o real em meio a cenário externo adverso para risco

Dólar tem leve alta ante o real em meio a cenário externo adverso para risco

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta ante o real nesta terça-feira, em linha com a baixa volatilidade no exterior, enquanto investidores aguardam novas notícias e dados para se posicionarem de forma mais clara. Às 9h35, o dólar à vista subia 0,28%, a 5,7088 reais