REVISTA DOS TRIBUNAIS

Meta amplia esforços de IA com arsenal de chips e consolidação de equipes

Meta amplia esforços de IA com arsenal de chips e consolidação de equipes

Meta amplia esforços de IA com arsenal de chips e consolidação de equipes

NOVA YORK (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, disse nesta terça-feira que a empresa está “aproximando” sua equipe de pesquisa de inteligência artificial do time de IA generativa montado no ano passado, consolidando assim uma dobradinha para introduzir essa tecnologia em produtos da empresa. O time de IA generativa é mais focado na área comercial.

A gigante das redes sociais está melhorando sua infraestrutura para acomodar essa mudança e planeja ter cerca de 350 mil GPUs H100 (unidades de processamento gráfico) da fabricante de chips Nvidia até o fim do ano, disse Zuckerberg nas plataformas Instagram e Threads, ambas da Meta.

Em combinação com chips equivalentes de outros fornecedores, a Meta terá agora um total de 600 mil GPUs até o fim do ano, disse o executivo. Isso colocará o sistema da companhia, quando finalizado, entre os maiores da indústria da tecnologia. Em comparação, a Amazon anunciou no ano passado que estava construindo um sistema com 100 mil chips Trainium2, enquanto a Oracle criou um sistema com 32 mil GPUs H100 da Nvidia.

Um porta-voz da Meta se negou a dizer quais outros fornecedores a empresa usará, além da líder de mercado Nvidia, apesar de a companhia ter dito publicamente que espera usar chips da AMD. A Reuters informou previamente que a Meta também tem um chip tipo GPU em desenvolvimento interno.

No ano passado, a Meta fez um grande esforço para construir seu arsenal de computação e apoiar a mobilização em torno da IA generativa, depois de anos produzindo pesquisas sobre a tecnologia por meio da equipe FAIR. Houve, contudo, pouco foco em incorporá-la aos seus principais produtos de redes sociais e hardware de realidade virtual e aumentada.

Porém, no ano passado, após o sucesso do ChatGPT, da OpenAI, a empresa montou uma equipe de “GenAI” para mudar essa realidade. (Reportagem de Katie Paul em Nova York; reportagem adicional de Stephen Nellis em São Francisco)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS FDC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Por Shariq Khan NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo fecharam em alta de mais de 3% nesta segunda-feira, com o Brent ultrapassando 80 dólares por barril pela primeira vez desde agosto, depois que um agravamento dos riscos de uma guerra regional no Oriente Médio tirou os investidores de

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Por Paula Arend Laier SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou com uma alta marginal nesta segunda-feira, sustentada por Vale e Petrobras, na esteira do avanço do minério de ferro e do petróleo no exterior, mas distante da máxima do dia, em meio ao viés negativo em Wall Street e