thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado passa a ver Selic em 11,75% este ano, com alta de 0,5 p.p. em novembro e dezembro, mostra Focus

Mercado passa a ver Selic em 11,75% este ano, com alta de 0,5 p.p.

SÃO PAULO (Reuters) – Analistas consultados pelo Banco Central subiram sua projeção para o nível da Selic ao fim de 2024, projetando agora que os membros da autarquia elevarão a taxa de juros em 50 pontos-base em cada uma das duas reuniões restantes neste ano, de acordo com a mais recente pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a expectativa para a Selic no fim deste ano é de 11,75%, de 11,50% na semana anterior. Em 2025, a projeção é de que a taxa chegue a 10,75%, ante 10,50% há uma semana.

Na pesquisa da semana passada, os economistas já haviam demonstrado a expectativa de uma alta de 50 pontos-base nos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em novembro. Agora, eles preveem um movimento semelhante no encontro de dezembro.

A mudança na percepção dos economistas ocorre após a divulgação da ata da mais recente reunião do Copom neste mês, em que as autoridades iniciaram um novo ciclo de aperto monetário com um aumento de 25 pontos-base na Selic, para 10,75%, e apesar de dados abaixo do esperado para o IPCA-15 de setembro.

No documento, o BC informou que sua decisão de retomar o ciclo de alta na Selic se baseou em três pontos de análise: um cenário que demanda política monetária mais contracionista, uma percepção de que o início do ajuste deveria ser gradual e uma discussão sobre ritmo, magnitude do ciclo e sua comunicação.

Um dia depois, dados do IBGE mostraram que o IPCA-15 teve alta de 0,13% em setembro, abaixo do aumento de 0,30% projetado por economistas consultados pela Reuters. Em 12 meses, o índice teve avanço de 4,12%.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda a manutenção da expectativa para a alta do IPCA no encerramento deste ano e do próximo, a 4,37% e 3,97%, respectivamente. Para 2026, o índice deve subir 3,60%, de 3,62% esperados na semana anterior.

Para a economia brasileira, os analistas projetam que o PIB crescerá 3,00% neste ano, mesmo patamar esperado na semana passada. Em 2025, o país deve crescer 1,92%, de acordo com os economistas, de 1,90% anteriormente.

Na taxa de câmbio, também não houve alteração. Segundo o levantamento, o dólar atingirá 5,40 reais neste ano e 5,35 reais no próximo, ambas projeções mantidas em relação à semana passada.

 

(Por Fernando Cardoso)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem feliz lendo um livro em uma biblioteca aconchegante, cercado por prateleiras de livros e com iluminação suave, criando um ambiente perfeito para leitura. 2025

Retrospectiva Jurídica 2025: Principais Decisões, Leis e Impactos do Ano

O ano de 2025 foi marcado por grandes alterações legislativas que impactaram profundamente tanto o mundo jurídico brasileiro quanto a sociedade como um todo. Projetos de lei inovadores, voltados para enfrentar novos desafios e antigos problemas do país, foram aprovados, assim como legislações disruptivas. Além disso, decisões de grande relevância

Imagem de um encontro entre o Primeiro Ministro de Israel e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista ou conferência, com bandeiras de Israel e Estados Unidos ao fundo.

Trump diz que ele e Netanyahu não concordam totalmente sobre Cisjordânia

Por Andrea Shalal e Kanishka Singh PALM BEACH, Flórida, 29 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que ele e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não concordavam totalmente com a questão da Cisjordânia ocupada por Israel, mas o líder republicano não explicou qual era

Bandeira dos Estados Unidos com destaque para as estrelas brancas em um fundo azul e elementos em vermelho e branco ao fundo, simbolizando patriotismo e orgulho nacional.

EUA atacam instalação de carregamento de barcos de drogas na Venezuela, diz Trump

WEST PALM BEACH, FLÓRIDA, 29 Dez (Reuters) – O presidente Donald Trump disse na segunda-feira que os Estados Unidos “atingiram” uma área na Venezuela onde barcos são carregados com drogas, marcando a primeira vez que Washington realizou operações em território venezuelano desde o início de uma campanha de pressão contra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.