thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul

Lula vai discutir com UE

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que vai conversar, em Nova York, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Van der Leyen, para que a União Europeia não tente incluir no acordo comercial negociado pelo bloco com o Mercosul a questão da implementação da lei europeia antidesmatamento, prevista para entrar em vigor em dezembro.

“Passaram 30 anos dizendo que era o Brasil que não queria fazer o acordo. Nós decidimos, temos proposta, não inventem outro argumento para dizer que vão dificultar o acordo”, disse Lula durante reunião no Palácio do Planalto para tratar do combate às queimadas no país.

Na semana passada, o governo brasileiro enviou uma carta ao comando da Comissão Europeia pedindo que a lei antidesmatamento não entre em vigor, alegando que a legislação fere questões de comércio internacional e viola a soberania dos países afetados por ela.

A legislação europeia, aprovada em 2022, prevê a proibição da importação de produtos originários de áreas que foram desmatadas a partir de 2022, mesmo em áreas em que o desmatamento é legalizado.

O texto inclui sete setores, sendo a maioria da pauta de exportação brasileira para os europeus: carne, café, cacau, produtos florestais (que inclui papel, celulose, e madeira), soja, e borracha. Tem ainda óleo de palma, único produto que o Brasil não exporta, mas inclui derivados, como couro, móveis e chocolate.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um juiz falando durante uma audiência, vestindo toga preta e camisa social com gravata, com expressão séria e concentrada.

STF tem dois votos para condenar Bolsonaro e mais 7 por tentativa de golpe

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já tem dois votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, após os votos apresentados nesta terça-feira pelo relator da ação, Alexandre de

Visão aérea do Parque Aquático e áreas de lazer de um centro de evento moderno na cidade, com pistas de corrida, quadras de esportes e infraestrutura para eventos.

Brasil quer novo fórum internacional para negociar barreiras comerciais com base em questões climáticas, dizem fontes

Por Lisandra Paraguassu e Kate Abnett BRASÍLIA/BRUXELAS (Reuters) – A presidência brasileira da COP30 Brasil planeja apresentar durante a conferência, em novembro, um novo fórum para negociações entre governos sobre barreiras comerciais baseadas em questões climáticas, em uma ponte entre a convenção do clima e a Organização Mundial do Comércio,

Imagem da fachada do Ministério da Fazenda com duas pessoas andando na calçada, árvore à esquerda e céu azul ao fundo.

Títulos isentos de IR prejudicam funcionamento dos mercados, diz secretário de Reformas Econômicas

(Reuters) – O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, defendeu nesta terça-feira ajustes na tributação dos investimentos financeiros, afirmando que o modelo com isenção de alguns títulos, além de afetar a arrecadação, prejudica o funcionamento dos mercados. “Temos um sistema tributário muito complicado e muito assimétrico

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.