thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula assina decreto do salário mínimo para 2025 com valor de R$1.518,00

Imagem de Lula, presidente do Brasil, pensativo durante evento, com bandeiras ao fundo, retratando um momento de reflexão e liderança.

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira o decreto que estabelece o novo valor do salário mínimo para 2025 em 1.518,00 reais, informou o Palácio do Planalto.

O novo valor, que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro, representa um aumento de 106 reais (7,5%) sobre o valor vigente este ano e o decreto será publicado na terça-feira no Diário Oficial da União.

Em um vídeo divulgado pelo Planalto após a assinatura, Lula afirmou que a valorização do salário mínimo acima da inflação é um compromisso do seu governo e a “melhor forma de distribuição de renda”.

“O que nós podemos garantir é que, enquanto nós formos governo neste país, os trabalhadores vão receber um salário mínimo além daquilo que é a inflação. É um compromisso nosso”, disse.

O novo valor obedece à lei aprovada pelo Congresso este mês que limitou a 2,5% o reajuste real anual do salário mínimo até 2030. A iniciativa fez parte do pacote de medidas fiscais apresentado pelo governo no final de novembro e igualou a regra do aumento do mínimo aos limites de crescimento das despesas estabelecidos no arcabouço fiscal, que prevê uma alta mínima de 0,6% e máxima de 2,5%.

Com a retomada da política de valorização do salário mínimo pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu valor passou a ser atualizado pela variação da inflação medida pelo INPC acumulada em 12 meses até novembro e aumento do PIB de dois anos antes.

Com base nessa regra, o valor vigente de 1.412,00 reais em 2024 deveria ser corrigido em janeiro em 3,2% (crescimento do PIB em 2023), após correção pela inflação de 4,84%, mas esse aumento real foi agora limitado a 2,5%.

O ajuste na regra do reajuste do mínimo tem impacto sobre as contas do governo porque uma parcela importante das aposentadorias e benefícios sociais são indexados ao salário mínimo. O governo estimou uma economia de 35 bilhões de reais até 2030 com a mudança. Para 2025, o impacto foi calculado em 2,2 bilhões de reais.

 

(Reportagem de Ricardo Brito e Isabel Versiani; reportagem adicional de André Romani)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grãos de soja em instalações na Dakota do Norte, EUA.

Colheita de soja do Brasil avança para 16%, diz AgRural

SÃO PAULO 9 Fev (Reuters) – A colheita de soja da safra 2025/26 do Brasil alcançou 16% da área cultivada até a última quinta-feira, contra 10% uma semana antes e 15% registrados um ano atrás, de acordo com levantamento divulgado pela AgRural nesta segunda-feira. Segundo a consultoria, os trabalhos seguem

Sede do Banco Central, em Brasília

Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano pela 5ª semana seguida, a 3,97%

SÃO PAULO, 9 Fev (Reuters) – A projeção para a inflação em 2026 caiu pela quinta semana seguida na pesquisa Focus que o Banco Central divulgou nesta segunda-feira, com apenas pequenos ajustes em outras estimativas. O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa

Grupo diversificado de pessoas colocando as mãos juntas em símbolo de união e trabalho em equipe, promovendo colaboração e solidariedade.

Do “favor” ao Direito Humano: o direito ao cuidado e seu impacto no Brasil

Como a Corte Interamericana de Direitos Humanos e a legislação brasileira tratam o direito ao cuidado? Por Caroline Quadros Pereira e Bruno Stoppa Carvalho Quantas vezes você já ouviu que cuidar da casa, dos filhos ou dos idosos é “amor”, “instinto” ou “obrigação da família”? Durante nossa pesquisa, confirmamos uma

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.