thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula diz que chamará Petrobras e Ibama para decidir sobre Margem Equatorial e que país não desperdiçará oportunidade

Lula e Marina Silva

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que chamará o Ibama, a Petrobras e o Ministério do Meio Ambiente para decidir sobre a exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial e voltou a afirmar que o Brasil não desperdiçará a oportunidade de explorar a commodity na região.

Em entrevista à rádio CBN, Lula disse que o local onde se pretende explorar petróleo na foz do Rio Amazonas, parte da Margem Equatorial, está a uma grande distância da região sensível ambientalmente e disse que, enquanto faz a transição energética, o Brasil precisa ganhar dinheiro com petróleo.

“Em algum momento eu vou chamar o Ibama, a Petrobras e o Meio Ambiente na minha sala para tomar uma decisão. Esse país tem governo, e o governo reúne e decide. Se as pessoas podem ter posições técnicas, vamos debater tecnicamente. O que não dá é a gente dizer a priori que a gente não vai explorar uma riqueza que, se for verdade as previsões, é uma riqueza muito grande para o Brasil”, disse Lula.

“É contraditório? É, porque nós estamos apostando muito na transição energética. Ora, mas enquanto a transição energética não resolve o nosso problema, o Brasil tem que ganhar dinheiro com esse petróleo”, acrescentou.

Lula lembrou ainda que Guiana e Suriname, países vizinhos do Brasil, estão explorando petróleo na região.

Localizada entre os litorais do Amapá e do Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial é vista por especialistas como uma área de grande potencial para a exploração de petróleo.

Recentemente, o Ibama recusou pedido de licença da Petrobras para realizar estudos visando possível exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas no Amapá, parte da Margem Equatorial, o que gerou um racha no governo e levou o líder do Executivo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), a desfiliar-se da Rede Sustentabilidade, partido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Marina defende a decisão do Ibama, que aponta que a Petrobras não apresentou estudos que garantam a segurança ambiental das pesquisas exploratórias. Por outro lado, além de Randolfe, outros membros do governo Lula, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendem a exploração na foz do Rio Amazonas.

(Por Fernando Cardoso e Eduardo Simões)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

AgRural estima aumento de 0,9% na área de soja em 2026/27

SÃO PAULO, 22 Jun (Reuters) – O plantio de soja na safra 2026/27 do Brasil, que acontecerá entre setembro e dezembro, foi estimado em 49,006 milhões de hectares, com aumento de 443 mil hectares em relação à safra anterior, de acordo com a primeira previsão da consultoria AgRural, divulgada nesta

Congo afirma que casos confirmados de Ebola ultrapassaram os 1.000

22 Jun (Reuters) – A República Democrática do Congo informou no final do domingo que o número de casos confirmados de Ebola no país havia subido para 1.003, incluindo 254 mortes. Em um boletim divulgado no sábado, o governo havia registrado 956 casos confirmados e 247 mortes. (Reportagem de Nilutpal

Mercado eleva projeção para Selic a 14,0% este ano

SÃO PAULO, 22 Jun (Reuters) – Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver ainda menos afrouxamento monetário este ano, com a taxa básica de juros Selic encerrando este ano a 14,0%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira. Na semana anterior a pesquisa apontava Selic a 13,75%