thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula autorizou negociações para reoneração da folha dos municípios, diz Rui Costa

ministro Rui Costa em fundo preto

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a tocar as negociações sobre o tema da desoneração da folha de pagamento dos municípios, indicando que espera um “entendimento” em breve.

“Quando você desonera, você tem que compensar e dizer de onde vem o dinheiro… Por isso essa negociação vai ser feita para encontrar um meio termo. O presidente Lula já autorizou o ministro Fernando Haddad a fazer essa negociação”, disse o ministro em entrevista à GloboNews.

“Acredito que em breve a gente chegue a um entendimento”, acrescentou.

O ministro disse ainda que o diálogo do governo com o Senado sobre o tema, feito através do Ministério da Fazenda, tem sido “intenso”, defendendo os esforços do Executivo para “diminuir o impacto fiscal” da desoneração.

Na segunda-feira, o governo sofreu um revés com a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de excluir elementos da reoneração da folha dos municípios com até 156 mil habitantes ao prorrogar por mais 60 dias a Medida Provisória 1.202, editada pelo governo no fim do ano passado para, entre outros fins, revogar a desoneração para 17 setores da economia e dos municípios.

No dia seguinte à decisão, Pacheco disse que estava aberto a discutir a proposta do governo para a desoneração e negou estar afrontando o Executivo, sinalizando já ter sido notificado de que o governo deseja rever o conceito e o formato da desoneração.

Haddad defendeu na terça-feira que o governo apresente propostas que darão consistência para a meta fiscal estabelecida e argumentou que o Executivo também depende da atuação do Congresso e do Judiciário na gestão das contas públicas.

Para além da MP no fim do ano passado, o governo já havia tentado revogar a desoneração da folha a partir de um veto presidencial, que foi derrubado pelos parlamentares.

Em fevereiro, o Executivo foi pressionado a editar uma nova medida provisória que revogou do texto da MP original as partes referentes à reoneração da folha dos 17 setores.

ENERGIA ELÉTRICA, PETROBRAS E BC

Na entrevista, Costa apontou que uma preocupação central do presidente Lula no momento é o preço da energia elétrica no país e disse que o governo está avaliando medidas para baratear as contas de energia para o consumidor.

“O presidente vem cobrando desde o ano passado que quer ter propostas para baratear a energia elétrica no Brasil”, disse.

O ministro indicou que o governo está realizando uma série de discussões com outros ministérios para estabelecer medidas ao setor elétrico.

Costa afirmou que o governo deve editar uma medida provisória para “equilibrar” o cronograma de investimentos em energia eólica e solar na região Nordeste, sinalizando que espera mais de 100 bilhões de reais de investimentos em toda a cadeia produtiva.

Questionado sobre a decisão da Petrobras de não distribuir dividendos extraordinários a seus acionistas no mês passado, o que ainda repercute de forma negativa no mercado, Costa voltou a defender a postura da empresa, afirmando que a companhia precisa de “previsibilidade”.

Ele também elogiou o trabalho sendo feito pelo presidente da companhia, Jean Paul Prates, e indicou que Lula não pretende fazer qualquer troca em seu governo neste momento.

O ministro ainda comentou sobre a sucessão na presidência do Banco Central, sinalizando que Lula deve anunciar o nome do indicado para comandar a autoridade monetária a partir do próximo ano apenas no “momento adequado”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

DIÁLOGOS: Ramon Tomazela fala sobre Reforma Tributária

O blog Livraria RT tem o prazer de apresentar “Diálogos”, uma nova iniciativa que integra o Clube de Leitura RT PRIME e promete enriquecer ainda mais a experiência de nossos leitores. O RT PRIME é um clube de assinatura que oferece conteúdos jurídicos cuidadosamente selecionados sob a curadoria da Editora Revista

Edifício da CADE com fachada moderna, logo visível e céu azul ao fundo, no entorno há árvores e nuvens, ambiente corporativo urbano moderno.

Lula discute tarifas e combate ao crime organizado em telefonema com Trump

Por Lisandra Paraguassu BRASÍLIA, 2 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou de tarifas comerciais e combate ao crime organizado em telefonema nesta terça-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma conversa que durou cerca de 40 minutos e que foi “muito produtiva”, segundo

Edifício da CADE com fachada moderna, logo visível e céu azul ao fundo, no entorno há árvores e nuvens, ambiente corporativo urbano moderno.

Petroleiras se opõem à fusão Subsea7-Saipem em caso antitruste no Brasil

Por Fabio Teixeira RIO DE JANEIRO, 2 Dez (Reuters) – O órgão antitruste brasileiro Cade pediu mais informações às prestadoras de serviços Subsea7 e Saipem, após grandes petroleiras que atuam no país se oporem a uma fusão das companhias, mostraram documentos públicos vistos pela Reuters. A nova empresa resultante da

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.