thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cooperativas do Brasil agora contam com inteligência artificial na classificação do café

Cooperativas do Brasil agora contam com inteligência artificial na classificação do café

SÃO PAULO (Reuters) – As cooperativas de cafeicultores Cooxupé e Minasul formalizaram nesta terça-feira um acordo com a startup de Cingapura ProfilePrint para ter acesso a um equipamento que usa inteligência artificial (IA) para classificar grãos de café, um movimento que promete dar mais transparência aos negócios.

Dependendo da qualidade, o preço do café verde pode variar cerca de 200 reais por saca de 60 kg. Mesmo os grãos com qualidade intermediária (duros, com “xícara” mais fraca) podem ser 100 reais/saca mais caros do que aqueles de qualidade inferior, os chamados riados, variações essas que reforçam a importância de uma classificação assertiva.

O uso da máquina classificadora da ProfilePrint, que tem o tamanho de um liquidificador e utiliza tecnologia de Identidade Digital de Alimentos como Serviço (IDaaS), deve auxiliar nesse processo. Mas não vai substituir os tradicionais provadores de café, aqueles profissionais treinados para certificar a qualidade do produto.

“Não vai substituir o provador. O que a gente quer com a máquina é consistência no processo de classificação”, disse Nicholas Yamada, country manager da ProfilePrint, ao divulgar o acordo com as cooperativas de café arábica de Minas Gerais em evento em São Paulo.

A tecnologia IDaaS da ProfilePrint, já utilizada por tradings como Louis Dreyfus Company, Olam Agrícola e Sucafina para a classificação de café no Brasil, permite a definição da qualidade do grão e o perfil do sabor, se a bebida é mais suave, por exemplo, ao sintetizar dados moleculares complexos das amostras analisadas.

Segundo a companhia, o equipamento da ProfilePrint é capaz de detectar defeitos não visuais no produto, uma dificuldade enfrentada pela indústria alimentícia.

Tais defeitos, que incluem fermentação leve ou mofo em estágio inicial, podem prejudicar a qualidade e o sabor do café.

“Vai agilizar processos… o provador pode focar em produtos de maior valor agregado, a máquina tira um pouco da carga… em uma cooperativa são milhares de amostras por dia. A máquina pode fazer uma triagem”, acrescentou Yamada.

A máquina da startup de Cingapura já está há dois anos no mercado, em mais de 60 países. Há mais de 80 unidades distribuídas em várias partes do mundo, sendo cinco em operação no Brasil.

Ele disse que esse total não inclui os equipamentos que serão utilizados pelas cooperativas mineiras e não quis detalhar. Também participa do projeto o Instituto CNA.

Para o executivo, com a entrada das cooperativas no processo, os produtores poderão ter mais informações em mãos para negociar com os compradores.

A ProfilePrint informou ainda que está lançando um outro equipamento que promete permitir uma expansão das análises para outros produtos alimentícios processados.

O CEO e fundador da ProfilePrint, Alan Lai, disse que a tecnologia aumenta a eficiência e agiliza os processos da indústria de alimentos, tornando-os mais sustentáveis.

Ele evitou comentar sobre os investimentos realizados no empreendimento, assim como os lucros esperados. Mas disse que o campo é vasto, considerando os mais variados produtos alimentícios que podem ser analisados. Atualmente, o café é o principal mercado da empresa.

(Por Roberto Samora)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de moedas de euro lado a lado simbolizando economia, finanças ou dinheiro.

Dívida pública bruta do Brasil sobe menos do que o esperado em maio

SÃO PAULO (Reuters) – A dívida pública bruta do Brasil subiu menos do que o esperado em maio, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou déficit primário menor do que a expectativa, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central. A dívida pública bruta do país como proporção

Imagem de um homem idoso, vestido com terno risca de giz e gravata rosa, em um evento de imprensa ou conferência, cercado por jornalistas e fotógrafos.

Economia mundial enfrenta “momento crucial”, diz BIS

Por Marc Jones LONDRES (Reuters) – As tensões comerciais e a geopolítica fraturada correm o risco de expor falhas profundas no sistema financeiro global, afirmou o Banco de Compensações Internacionais (BIS) em sua última avaliação da situação da economia mundial. Agustín Carstens, chefe do BIS, muitas vezes apelidado de banco

Pessoas celebrando o Dia do Orgulho LGBTQ+ com bandeiras coloridas e roupas vibrantes em uma marcha, demonstrando orgulho e diversidade.

Canadá, Europa e Brasil, mas não EUA, emitem declaração apoiando direitos LGBT

WASHINGTON (Reuters) – Os ministérios das Relações Exteriores do Canadá, Austrália, Brasil e vários países europeus emitiram uma declaração no sábado celebrando os direitos LGBT para coincidir com o Dia do Orgulho. Os Estados Unidos, que têm agido para desmantelar as proteções aos direitos civis desde a eleição do presidente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.