REVISTA DOS TRIBUNAIS

Indicador Antecedente de Emprego do Brasil sobe em julho e atinge maior valor em quase 2 anos, mostra FGV

Indicador Antecedente de Emprego do Brasil sobe em julho e atinge maior valor em quase 2 anos, mostra FGV

indicador de emprego

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 2,2 pontos em julho, a 81,6 pontos, o maior valor desde os 83,8 pontos registrados em setembro de 2022. Foi a segunda alta consecutiva do número após o avanço de 0,5 ponto em junho.

“A alta em julho do indicador confirma sua trajetória positiva iniciada no final do ano passado. Mesmo com algumas oscilações, a retomada recente já acumula alta de 6,6 pontos desde novembro de 2023”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

“Esse momento favorável do mercado de trabalho parece estar relacionado à recuperação da confiança dos setores cíclicos nesse semestre“, completou.

Os componentes do IAEmp mostram que a alta em julho foi influenciada por avanço em seis dos sete componentes do indicador. O destaque foi o indicador de Situação Atual dos Negócios no setor de serviços, que subiu 0,6 ponto.

O indicador de Tendência dos Negócios no setor de serviços, único a não registrar alta no mês, ficou estável.

“Para os próximos meses, ainda é esperado dados positivos sobre mercado de trabalho, mas provavelmente em ritmo menos intenso, dado o cenário mais incerto sobre o ambiente macroeconômico, como fim da queda de juros e elevada incerteza econômica”, afirmou Tobler.

Em sua mais recente reunião de política monetária, na semana passada, o Banco Central decidiu manter a Selic em 10,50% ao ano pelo segundo encontro consecutivo.

 

(Por Fernando Cardoso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Lula diz que acabará com as "bets" se regulação não for suficiente

Lula diz que acabará com as “bets” se regulação não for suficiente

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que seu governo optou por regulamentar os sites de apostas em vez de proibí-los, mas alertou que proibirá as chamadas “bets” caso a regulamentação não seja suficiente para resolver o problema. Em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador,

Governo decide não retomar horário de verão neste ano,

Governo decide não retomar horário de verão neste ano, diz Silveira

Por Letícia Fucuchima SÃO PAULO (Reuters) – O governo chegou à conclusão de que não há necessidade de retorno do horário de verão neste ano, anunciou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira. Em coletiva de imprensa, ele afirmou que, apesar da seca grave e histórica deste