thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Igreja da Inglaterra apoia bênçãos para casais do mesmo sexo em caráter experimental; Welby se abstém

Igreja da Inglaterra apoia bênçãos para casais do mesmo sexo em caráter experimental

Por Muvija M

LONDRES (Reuters) – O corpo diretivo da Igreja da Inglaterra votou por uma margem estreita a favor de serviços especiais para abençoar casais do mesmo sexo em caráter experimental, mas, ressaltando as profundas divisões sobre o tema, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, disse que se absteve.

A Igreja da Inglaterra — central para toda a Comunhão Anglicana de 85 milhões de fiéis em 165 países — não permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mantendo seu ensinamento de que o casamento é entre um homem e uma mulher.

Mas a igreja vem buscando maneiras de fazer com que as pessoas da comunidade LGBTQ se sintam mais bem-vindas e, em janeiro, pediu desculpas pela “resposta hostil e homofóbica” que algumas pessoas tinham enfrentado.

A votação de quarta-feira à noite, após anos de debates muitas vezes tortuosos, concordou que os serviços experimentais deveriam “ser introduzidos em breve”, disse a Igreja da Inglaterra, sem especificar uma data.

Os bispos ainda precisam dar a autorização final para as orações nos cultos, que são testes e não a política final e estabelecida da igreja.

Welby, também líder da Comunhão Anglicana mundial, disse que reconhecia que as divisões permaneciam.

“Eu me abstive… porque minha responsabilidade pastoral se estende a todos na Igreja da Inglaterra e na Comunhão Anglicana global”, disse ele em uma declaração publicada nesta quinta-feira.

Um grupo conservador de líderes da Igreja Anglicana em Uganda, Ruanda, Brasil e outros países declarou em abril que não tinha mais confiança em Welby por causa de sua posição sobre as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

A votação, que ocorreu após nove horas de debate entre os bispos, clérigos e leigos que compõem o Sínodo Geral, concordou que os serviços autônomos experimentais seriam baseados em textos conhecidos como “Orações de Amor e Fé”.

Trata-se de uma coleção de orações, leituras e outros recursos para um casal do mesmo sexo “que se ama e que deseja agradecer e marcar esse amor com fé diante de Deus”, disse a igreja.

(Reportagem de Muvija M)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de torres de transmissão de energia elétrica ao entardecer, com o céu pintado em tons suaves de rosa e azul

MP que amplia gratuidade da energia passa no Congresso a poucas horas de caducar

(Reuters) – A medida provisória 1.300, que amplia a gratuidade na conta de luz para consumidores de baixa renda, foi aprovada pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira, a poucas horas do prazo limite para que fosse votada ou perderia a validade. Mais cedo nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a

Imagem de um político brasileiro em uma manifestação com presença policial e pessoas ao fundo.

Câmara aprova urgência para projeto da anistia defendido pela oposição

RASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira um requerimento que confere regime de urgência para o chamado projeto da anistia, proposta defendida pela oposição de olho no perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado. O requerimento foi

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.