thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IGP-10 volta a subir em agosto após 4 meses de quedas

Máquina de escavação trabalhando em solo vermelho em um cenário de kasp de terra e árvores ao fundo, na operação de mineração de minério de ferro.

SÃO PAULO (Reuters) – O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) voltou a subir em agosto depois de quatro meses de deflação, mas ficou abaixo do esperado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

Em agosto, o IGP-10 teve alta de 0,16%, após recuo de 1,65% em julho, passando a acumular em 12 meses avanço de 2,84%.

A expectativa em pesquisa da Reuters para a leitura mensal era de alta de 0,32%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, subiu 0,06% em agosto, depois de recuar 2,42% no mês anterior.

“Sob influência das fortes altas registradas no minério de ferro entre julho e agosto — e, em menor intensidade, na soja em grão —, o IPA voltou a subir após cinco meses consecutivos de queda”, disse em nota Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

No IPA, o minério de ferro passou a subir 9,37% em agosto, de queda de 6,83% em julho. Já a soja em grão teve alta de 2,47%, contra avanço de 0,66% antes.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que responde por 30% do índice geral, registrou a alta de 0,18% no mês, depois de avanço de 0,13% em julho.

A aceleração da inflação ao consumidor se deu mesmo com queda de 0,26% do grupo Alimentação. O IPC-10 foi pressionado pelos avanços de 0,78% em Saúde e Cuidados Pessoais e de 1,30% de Despesas Diversas.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-10), por sua vez, subiu 0,82% em agosto, depois de uma alta de 0,57% em julho.

O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

 

(Por Camila Moreira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.