thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Honda, GM e Cruise planejam iniciar serviço de transporte sem motorista no Japão em 2026

Honda, GM e Cruise planejam iniciar serviço de transporte sem motorista

TÓQUIO (Reuters) – A Honda Motor disse nesta quinta-feira que pretende criar uma joint venture com a General Motors e a Cruise para começar um serviço de transporte sem motorista no Japão no início de 2026.

As três empresas pretendem estabelecer a joint venture no primeiro semestre de 2024, uma vez que o negócio depende de aprovação regulatória, informou a empresa japonesa em comunicado, sem fornecer detalhes financeiros.

A Cruise, unidade de “robotáxi” da norte-americana GM, oferece atualmente serviços limitados de transporte em San Francisco, assim como a rival Waymo operada pela Alphabet. A Honda disse em 2018 que investiria 2 bilhões de dólares na Cruise ao longo de 12 anos.

As empresas esperam comercializar veículos autônomos em grande escala no Japão com a joint venture, disse o presidente-executivo da Cruise, Kyle Vogt, acrescentando que a empresa já opera comercialmente em quatro cidades nos Estados Unidos.

Vogt disse que é difícil dizer se oferecer um serviço de transporte sem motorista em Tóquio representa um desafio único ou distinto para a empresa.

O veículo Cruise Origin foi desenvolvido em conjunto pela GM, Cruise e Honda. O serviço japonês está planejado para ser lançado no centro de Tóquio, usando dezenas de Origins antes de expandir para uma frota de 500 veículos, disse a Honda em seu comunicado.

O presidente-executivo da Honda, Toshihiro Mibe, disse que a empresa usará Chevrolet Bolts na implementação do serviço na capital japonesa antes de adotar o Origins.

As empresas planejam posteriormente ampliar o serviço para áreas além do centro de Tóquio, disse a Honda.

Os clientes usarão um aplicativo de smartphone para solicitar viagens e efetuar pagamentos, segundo o comunicado.

Os reguladores de segurança automotiva dos EUA abriram no início desta semana uma investigação para saber se a Cruise está tomando precauções suficientes com seu robotáxi autônomo para proteger os pedestres.

Comentando a investigação, Vogt disse que a segurança era a principal prioridade da empresa, acrescentando que ajudaria os reguladores no trabalho “muito difícil” de regular tecnologias emergentes como esta.

(Reportagem de Daniel Leussink, Mariko Katsumura e Rocky Swift)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Plenário da Câmara dos Deputados durante uma sessão com representantes em discussão e painéis de votação visíveis. O ambiente é caracterizado por uma arquitetura moderna.

Congresso Nacional aprova Orçamento de 2025 após meses de atraso

BRASÍLIA (Reuters) -O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira o projeto da Lei Orçamentária Anual de 2025 após meses de atraso devido a discussões sobre a liberação de emendas parlamentares e a necessidade da votação de medidas de ajuste fiscal. O texto aprovado prevê um superávit primário de R$15 bilhões nas

Donald Trump falando em um evento com bandeiras ao fundo, destacando-se as cores vibrantes das bandeiras dos estados dos EUA. Ele parece confiante em seu discurso.

Com ações abrangentes, Trump testa ordem constitucional dos EUA

Por John Kruzel WASHINGTON (Reuters) – A ampla afirmação de poder de Donald Trump desde que retornou à Casa Branca está testando o sistema constitucional de freios e contrapesos dos Estados Unidos estabelecido no século 18, à medida que o presidente enfrenta pouca resistência do Congresso e as tensões com