thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Haddad descarta alterar meta de primário e diz que bloqueio para 2024 deve chegar a R$5 bi

Haddad descarta alterar meta de primário e diz que bloqueio para 2024 deve chegar a R$5 bi

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na noite desta quinta-feira que o governo está convencido de que será capaz de alcançar o resultado primário projetado para este ano e, portanto, não fará alterações na meta, sendo que o bloqueio de gastos para este ano deve superar 5 bilhões de reais.

“Nós estamos desde o começo do ano reafirmando, contra todos os prognósticos, (que) não vai haver alteração de meta do resultado primário. Nós estamos já no último mês do ano, praticamente convencidos de que nós temos condições de cumprir a meta estabelecida na LDO do ano passado”, afirmou Haddad em entrevista a jornalistas na saída do ministério, em Brasília.

O ministro destacou que, apesar das receitas do governo estarem chegando em linha com estimativas da área econômica, o atual volume de despesas demanda bloqueios nas contas públicas.

Questionado sobre se o bloqueio para o Orçamento de 2024 ficará em 5 bilhões de reais, como antecipado pela manhã pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, Haddad confirmou a cifra.

“Talvez seja um pouquinho mais, um pouquinho mais do que isso, mas é na casa dos 5 bilhões de reais”, disse.

Ao abordar o pacote de medidas fiscais para os próximos anos, aguardado com ansiedade pelos mercados desde o fim das eleições municipais no mês passado, Haddad afirmou que a data do anúncio será decidida a partir de segunda-feira, depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela manhã.

“Nós vamos passar para o presidente a minuta dos atos que já foram minutados pela Casa Civil… e ao fim da reunião de segunda-feira nós estaremos prontos para divulgar. Se faremos isso na própria segunda ou na terça é uma decisão que a comunicação vai tomar, mas os atos já estão minutados”, afirmou.

O ministro também disse ter discutido com Lula um acordo para incluir o Ministério da Defesa no pacote de contenção de gastos e estimou que o impacto das medidas que afetam os militares deve ser de aproximadamente 2 bilhões de reais.

 

(Por Victor Borges)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma janela de vidro refletindo luzes rosa e azul de neon, com o logo e nome Meta visíveis, em um ambiente moderno e tecnológico.

Meta negocia bilhões em chips do Google, diz The Information

(Reuters) – A Meta está em negociações com o Google para gastar bilhões de dólares em chips da empresa de propriedade da Alphabet para uso em seus data centers a partir de 2027, informou o The Information, um movimento que colocaria o Google como um sério rival da gigante dos

Pessoa observando o pôr do sol na praia ao entardecer, com o mar e o céu coloridos no horizonte. Cena tranquila e relaxante ao ar livre.

Número de turistas estrangeiros deve bater recorde em 2025, diz Embratur

Por Rodrigo Viga Gaier RIO DE JANEIRO (Reuters) – O número de turistas estrangeiros no Brasil deve bater recorde em 2025, disse a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) nesta segunda-feira, que espera chegar à marca de mais de 9 milhões de visitantes de fora do país até

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.