thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gravadoras processam empresa de IA Anthropic por direitos autorais sobre letras de músicas

Gravadoras processam empresa de IA Anthropic por direitos autorais sobre letras de músicas

 

(Reuters) – As gravadoras Universal Music, ABKCO e Concord processaram a empresa de inteligência artificial Anthropic em um tribunal federal do Tennessee, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, acusando-a de usar indevidamente uma quantidade “incontável” de letras de músicas protegidas por direitos autorais para treinar seu chatbot Claude.

O processo afirma que a Anthropic viola os direitos das gravadoras por meio do uso de letras de pelo menos 500 músicas, desde “God Only Knows” dos Beach Boys e “Gimme Shelter” dos Rolling Stones até “Uptown Funk” de Mark Ronson e Bruno Mars e “Halo” de Beyonce.

O advogado das empresas de música, Matt Oppenheim, se recusou a comentar o litígio, mas afirmou que o processo é “bem fundamentado pela lei de direito autoral que proíbe entidades de reproduzir, distribuir e exibir obras protegidas por direitos autorais de terceiros para construir seu próprio negócio, a menos que obtenham permissão dos detentores de direitos”.

Muitos detentores de direitos autorais, incluindo autores e artistas visuais, têm processado empresas de tecnologia como a Meta e a OpenAI devido ao uso de seus trabalhos para o treinamento de seus sistemas de IA generativa.

A ação das gravadoras parece ser o primeiro caso relacionado a letras de músicas e o primeiro contra a Anthropic, que recebeu apoio financeiro do Google, da Amazon e do ex-bilionário de criptomoedas Sam Bankman-Fried.

Representantes da Anthropic não responderam imediatamente a um pedido de comentários.

(Reportagem de Blake Brittain em Washington)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Edifício da European Central Bank com placa de identificação e símbolo do euro na foreground, em frente a um céu claro.

BCE propõe regras de capital bancário mais simples

FRANKFURT, 11 Dez (Reuters) – O Banco Central Europeu propôs uma simplificação das regras de capital bancário nesta quinta-feira, buscando reduzir parte da complexa regulamentação implementada após a crise financeira global sem aliviar a carga regulatória geral. Há muito os bancos reclamam que a supervisão se tornou onerosa e outros

Imagem da torre de comunicação de alta tecnologia vista de baixo, com trabalhadores em uso de capacetes, demonstrando infraestrutura moderna.

China e Brasil criam laboratório espacial conjunto, apesar da pressão dos EUA

Por Eduardo Baptista PEQUIM, 10 Dez (Reuters) – China e Brasil começaram a construir um laboratório conjunto para tecnologias espaciais, informou a empresa estatal chinesa de eletrônicos de defesa CETC, aprofundando os laços científicos à medida que os dois países avançam com um grande projeto de telescópio na América do

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.