thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo publica decreto para resolver déficit de Itaipu e evitar alta tarifária

Linhas de transmissão de energia sendo sustentadas por torres eletricas ao amanhecer, com céu colorido ao fundo. Essencial para o fornecimento de eletricidade.

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quarta-feira um decreto para resolver o déficit financeiro registrado pela hidrelétrica binacional de Itaipu e evitar uma alta da tarifa da energia gerada pela usina aos consumidores brasileiros neste ano.

Com data de 28 de fevereiro, o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) permite que a estatal ENBPar, que administra Itaipu, crie uma reserva técnica financeira a partir do saldo positivo da chamada “conta de comercialização” da energia da usina. É essa conta que reúne os recursos direcionados ao “bônus de Itaipu”, um crédito que é distribuído todo ano aos consumidores nas contas de luz.

A medida desta quarta-feira altera um decreto anterior para permitir que os recursos da conta de comercialização da usina também possam ser usados para mitigar “variações de fluxo de caixa e de potenciais variações da tarifa de repasse de Itaipu, no limite de até 5% (cinco por cento) do recolhimento anual”.

O decreto atende a uma determinação da agência reguladora Aneel, que havia cobrado uma solução do governo para a “insuficiência financeira” na conta da usina hidrelétrica, situação que inviabilizava a manutenção da tarifa de Itaipu nos patamares atuais e conforme acordo costurado entre o governo brasileiro e o Paraguai.

A Aneel havia fixado a tarifa de repasse de Itaipu em 17,66 dólares/kW, de forma provisória, até 31 de março de 2025, enquanto aguardava um posicionamento sobre o tema por parte do Ministério de Minas e Energia e da estatal ENBPar.

Em acordo feito com o Paraguai no ano passado, o governo brasileiro havia garantido que não haveria elevação da tarifa da usina aos consumidores brasileiros nos próximos anos.

Segundo o diagnóstico realizado pela Aneel, o governo havia calculado errado o aporte financeiro necessário para Itaipu no ano de 2025, de forma que o montante aprovado pelo conselho da usina não se mostraria suficiente para cobrir todos os custos adicionais. As alternativas, segundo o regulador, seriam ou a aprovação de um novo aporte, ou a alteração do decreto para redirecionar recursos usados no “bônus de Itaipu”.

(Por Letícia Fucuchima)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dinheiro de cem dólares sendo lavado na máquina de lavar roupas, representando a lavagem de dinheiro, com notas americanas de $100 penduradas em roupas de varal.

Lavagem de Dinheiro: Fundamentos e Prevenção

O que é lavagem de dinheiro segundo a Lei 9.613/1998? A Lei 9.613/1998, alterada pela Lei 12.683/2012, define lavagem de dinheiro como ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de qualquer infração penal. A lei abrange condutas

Edifício da European Central Bank com placa de identificação e símbolo do euro na foreground, em frente a um céu claro.

BCE propõe regras de capital bancário mais simples

FRANKFURT, 11 Dez (Reuters) – O Banco Central Europeu propôs uma simplificação das regras de capital bancário nesta quinta-feira, buscando reduzir parte da complexa regulamentação implementada após a crise financeira global sem aliviar a carga regulatória geral. Há muito os bancos reclamam que a supervisão se tornou onerosa e outros

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.