REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Gabinete Presidencial de Taiwan faz primeira simulação de mesa sobre emergência com China

Gabinete Presidencial de Taiwan faz primeira simulação de mesa sobre emergência com China

Gabinete Presidencial de Taiwan faz primeira simulação de mesa sobre emergência com China

Imagem mostrando as bandeiras da China e de Taiwan, representando a complexa relação entre os dois países. As bandeiras são apresentadas de forma vibrante e detalhada.

Por Yimou Lee

TAIPÉ (Reuters) – O Gabinete Presidencial de Taiwan realizou seu primeiro exercício “de mesa” envolvendo agências governamentais além das Forças Armadas nesta quinta-feira, simulando uma escalada militar com a China em meio a novas ameaças de Pequim, segundo autoridades.

Dezenas de órgãos do governo central e local e grupos civis participaram do exercício de três horas, segundo as fontes, que pediram anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Nos últimos anos, a China intensificou ameaças militares, incluindo uma grande concentração de forças navais neste mês e atividades militares diárias perto de Taiwan, que é governada democraticamente e que Pequim reivindica como sua, apesar da rejeição de Taipé.

O jogo de guerra realizado dentro do gabinete presidencial em Taipé foi liderado pela vice-presidente Hsiao Bi-khim e pelo secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, Joseph Wu, disseram as autoridades com conhecimento da reunião à Reuters.

A reunião fez parte dos esforços contínuos do governo de Taiwan para aumentar a capacidade de lidar com emergências, de desastres a conflitos militares, dos gabinetes do governo e da sociedade civil.

O exercício simulou cenários, incluindo guerra de “alta intensidade” na zona cinzenta da China e também quando a ilha está “à beira de um conflito” para testar a prontidão de resposta dos gabinetes do governo de Taiwan e da sociedade civil, disse uma autoridade de segurança familiarizada com o assunto.

O Gabinete de Assuntos de Taiwan da China não respondeu a um pedido de comentário da Reuters em um primeiro momento.

A China realizou duas rodadas de grandes exercícios em torno de Taiwan neste ano para pressionar Taipé, uma em maio e outra em outubro, denominadas “Joint Sword – 2024A” e B, respectivamente.

(Reportagem de Yimou Lee; reportagem adicional de Ryan Woo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um tabuleiro de xadrez em estilo digital com peças 3D holográficas em cores vibrantes, destacando a complexidade dos casos jurídicos

Estratégias para Resolver Casos Jurídicos Complexos

Abordar casos jurídicos complexos é uma tarefa que vai além do conhecimento técnico, exigindo também criatividade e habilidades interpessoais. Esses casos frequentemente envolvem várias partes, questões legais intrincadas e um alto nível de incerteza. Para navegar por esses desafios e encontrar soluções eficazes, advogados devem adotar uma abordagem estratégica, como

Reunião de líderes políticos na Coreia do Sul, com bandeiras do país visíveis ao fundo e mesa de conferência organizada.

Parlamento da Coreia do Sul aprova impeachment de presidente interino

Por Hyunsu Yim e Joyce Lee SEUL (Reuters) – O Parlamento da Coreia do Sul destituiu o presidente interino Han Duck-soo na sexta-feira, menos de duas semanas depois de suspender os poderes do presidente Yoon Suk Yeol por causa de sua breve declaração de lei marcial, mergulhando o país ainda