thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fundação Bunge e Ibama firmam acordo para combater incêndios florestais

Bombeiros combatendo incêndio em área de vegetação. Com roupas de proteção e equipamentos de combate a incêndio, eles enfrentam chamas intensas.

SÃO PAULO (Reuters) –     A Fundação Bunge assinou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para treinar brigadas de incêndio indígenas em cinco Estados até 2029, de acordo com um comunicado desta terça-feira.

A fundação, apoiada pela multinacional de comércio de grãos e processadora de alimentos, afirmou que a parceria com o Ibama apoiará até 40 brigadas indígenas, fornecendo treinamento e assistência para combater incêndios florestais nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão e Tocantins.

De acordo com dados do MapBiomas, grupo sem fins lucrativos de pesquisa sobre o uso da terra, 30,80 milhões de hectares tiveram incêndios no Brasil em 2024, uma área maior do que a Itália, disse a Fundação Bunge no comunicado.

Esse número representa um aumento de 13,6 milhões de hectares em relação a 2023 e é a maior área queimada desde 2019, mostraram dados do MapBiomas. Cerca de três quartos da vegetação queimada era nativa, segundo o comunicado da fundação, citando o MapBiomas.

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, e um país importante para as operações da Bunge.

Flavia Leite, coordenadora-geral do PrevFogo, disse que a parceria entre o Ibama e a Fundação Bunge marca um passo fundamental no fortalecimento das ações contra incêndios florestais, combinando esforços para proteger as comunidades, conservar a biodiversidade e enfrentar as mudanças climáticas.

“O conhecimento ancestral dos povos indígenas é fundamental para a conservação e o monitoramento das florestas”, afirmou Claudia Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, no comunicado.

 

(Por Ana Mano)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Crianças e idosos fazendo compras em supermercado com várias opções de produtos alimentícios nas prateleiras.

Mercado volta a reduzir projeção no Focus e vê inflação a 4,43% este ano

SÃO PAULO, 1 Dez (Reuters) – As expectativas de inflação para este ano e o próximo voltaram a cair na pesquisa Focus que o Banco Central divulgou nesta segunda-feira, indo ainda mais abaixo do teto da meta. O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que

Escavação de minas a céu aberto na região montanhosa, com Terraplenagem e máquinas de mineração em operação, destacando a atividade de extração de minerais.

Minério de ferro amplia alta com demanda maior por cargas de grau médio

Por Lucas Liew CINGAPURA, 1 Dez (Reuters) – Os preços futuros do minério de ferro avançaram pela quarta sessão nesta segunda-feira, impulsionados pela forte compra de cargas de grau médio, embora os ganhos tenham sido limitados por manutenções de altos-fornos de siderúrgicas na China no final do ano. O contrato

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.