thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Avanço da energia renovável ficará aquém da meta da ONU de triplicar até 2030, diz IEA

Avanço da energia renovável ficará aquém da meta da ONU de triplicar até 2030

Por Nina Chestney

LONDRES (Reuters) – As fontes renováveis devem atender a quase metade de toda a demanda de energia elétrica até o final da década, mas ficarão aquém da meta da ONU de triplicar em capacidade para reduzir as emissões de carbono, mostrou um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) nesta quarta-feira.

O mundo deverá acrescentar mais de 5.500 gigawatts (GW) de capacidade de energia renovável até 2030, quase três vezes o aumento registrado entre 2017 e 2023, segundo o relatório Renewables 2024 da IEA.

O relatório afirma que o crescimento é equivalente à capacidade atual de energia da China, da União Europeia, da Índia e dos Estados Unidos juntos, mas não é suficiente para atingir a meta estabelecida na conferência climática da ONU COP28.

Para que o mundo triplique a capacidade, os governos precisam intensificar esforços para integrar as energias renováveis às redes elétricas.

Isso exige a construção e a modernização de 25 milhões de quilômetros de redes e o alcance de 1.500 GW de capacidade de armazenamento até 2030, informou a IEA.

A energia solar fotovoltaica deverá ser responsável por 80% do crescimento da capacidade de energia renovável até 2030. Também se prevê que o setor eólico se recupere e dobre sua taxa de expansão até 2030 em comparação com 2017-2023.

A expectativa é de que a capacidade global de energia solar seja superior a 1.100 GW até o final de 2024, mais do que o dobro da demanda estimada até então. Esse excesso de oferta ajudou a baratear os preços dos módulos solares, mas também significa que muitos fabricantes estão sofrendo grandes perdas financeiras, acrescentou o relatório.

Embora a meta da ONU seja um desafio, alguns governos estão atingindo suas metas: 70 países, que respondem por 80% da capacidade global de energia renovável, devem atingir ou superar suas metas de energia renovável para 2030.

(Reportagem de Nina Chestney)

((Tradução Redação São Paulo))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa recebendo aplicação de vacina no braço, simbolizando a importância da vacinação contra doenças.

Casos de sarampo caem 71% em 24 anos por melhoria da cobertura vacinal, diz OMS

Por Mariam Sunny (Reuters) – Os casos globais de sarampo caíram 71%, para 11 milhões, no período de 2000 a 2024, impulsionados pela melhoria da cobertura de vacinação, informou a Organização Mundial da Saúde em um relatório na sexta-feira. A vacinação contra o sarampo evitou quase 59 milhões de mortes

Vista aérea do centro de Houston com prédios altos e área verde nas proximidades, sob um céu parcialmente nublado, evidenciando a arquitetura moderna da cidade.

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,6% do PIB em outubro, mostra BC

SÃO PAULO (Reuters) -A dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário abaixo do esperado, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 78,6%, contra 78,1%

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.