REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Eleitores que pretendem banir Trump das urnas no Colorado pedem decisão da Suprema Corte dos EUA

Eleitores que pretendem banir Trump das urnas no Colorado pedem decisão da Suprema Corte dos EUA

Eleitores que pretendem banir Trump das urnas no Colorado pedem decisão da Suprema Corte dos EUA

Por John Kruzel e Andrew Chung

WASHINGTON (Reuters) – Eleitores do Colorado que buscam impedir que Donald Trump participe da votação no Estado instaram a Suprema Corte dos Estados Unidos nesta quinta-feira a decidir se o papel dele antes do ataque ao Capitólio o desqualifica para ocupar novamente a presidência, conforme concluiu um tribunal de primeira instância.

O pedido à Justiça ocorre um dia após Trump pedir aos juízes que revertessem uma decisão politicamente explosiva de 19 de dezembro de tribunal superior do Colorado, afirmando que o papel de Trump antes do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA o desqualifica de participar da votação nas primárias republicanas.

A decisão do tribunal do Colorado marcou a primeira vez na história que a Seção 3 da Décima Quarta Emenda da Constituição dos EUA – a chamada cláusula de desqualificação – foi usada para considerar um candidato presidencial inelegível para a Casa Branca.

O ataque de 6 de janeiro foi uma tentativa dos apoiadores de Trump de reverter sua derrota nas eleições de 2020 para o presidente democrata Joe Biden, que Trump falsamente acusa de terem sido fraudadas.

O tribunal superior do Colorado já suspendeu sua decisão, afirmando que Trump permaneceria nas urnas enquanto os recursos prosseguem.

Essa decisão gerou recursos separados na Suprema Corte dos EUA por parte de republicanos do Colorado e de Trump, favorito à indicação presidencial republicana em 2024.

No pedido de Trump apresentado na quarta-feira, seus advogados pediram aos juízes que “revertam sumariamente” o Supremo Tribunal do Colorado porque a questão da elegibilidade presidencial está reservada ao Congresso.

(Reportagem de John Kruzel)

 

Mais lidas

Post Relacionado

lançamentos de julho

Lançamentos de Julho

As novidades do universo jurídico chegam com uma coleção de lançamentos de julho imperdíveis para os profissionais do Direito, trazendo obras que abordam desde os