thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas

Dólar recua ante o real com ajuste em emergentes após semana de perdas

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar recuava frente ao real nesta sexta-feira, em linha com as quedas em mercados emergentes, à medida que as moedas de maior risco recuperavam partes de suas perdas ao fim de uma semana marcada pela força da divisa norte-americana, impulsionada por notícias nos Estados Unidos e na China.

Às 9h34, o dólar à vista caía 0,3%, a 5,5683 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha queda de 0,18%, a 5,588 reais na venda.

Na semana, a moeda norte-americana acumula alta de 2,05% ante o real.

Nesta sessão, o real acompanhava seus pares emergentes em um movimento de ajuste, depois que ativos mais arriscados sofreram grandes perdas ao longo da semana conforme investidores se reposicionavam diante das mudanças de perspectivas nas duas maiores economias do mundo.

Nos EUA, o dólar se fortaleceu nas últimas sessões diante da reavaliação das expectativas em relação ao ciclo de afrouxamento monetário no Federal Reserve, com dados de emprego fortes e números de inflação acima do esperado consolidando apostas de cortes graduais na taxa de juros do principal banco central do planeta.

Operadores colocam 85% de chance de um corte de 25 pontos-base nos juros pelo Fed em setembro, desfazendo expectativas de um movimento maior, o que elevou os rendimentos dos Treasuries nesta semana — elemento favorável ao dólar.

Em relação à China, investidores foram perdendo o otimismo nas últimas sessões com os planos de estímulo econômico de Pequim, à medida que a economia do país asiático desacelera em meio a uma demanda interna fraca.

O mal estar em relação à China prejudicou principalmente moedas de países exportadores de commodities, já que o gigante asiático é o maior importador de matérias-primas do planeta e tem relações comerciais próximas com uma série de nações emergentes, incluindo o Brasil.

Os mercados aguardam uma importante coletiva de imprensa do Ministério das Finanças da China no sábado, em que devem ser detalhadas algumas das medidas fiscais a serem adotadas pelo governo para impulsionar a economia.

Marcio Riauba, gerente da Mesa de Operações da StoneX Banco de Câmbio, disse que as dúvidas quanto à saúde da economia chinesa favoreceram a alta do dólar frente ao real na semana, movimento que também respondeu a preocupações com o risco fiscal doméstico em meio a uma economia aquecida.

“Na sessão de hoje, o mercado ficará atento à elevação das tensões no Oriente Médio, bem como a falas de alguns dirigentes do Fed, e também em relação a se alguma novidade referente aos receios fiscais aqui no Brasil”, completou.

Com a recuperação desta sexta, o dólar recuava ante o peso mexicano, o peso chileno e o peso colombiano.

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — caía 0,08%, a 102,810.

Outro foco de atenção presente nesta semana, a escalada das tensões geopolíticas no Oriente Médio continuava no radar de agentes financeiros, que ainda aguardam como Israel responderá ao ataque recente do Irã contra o território israelense.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dispositivo móvel exibindo o logo da OpenAI com um teclado de computador ao fundo, iluminado por luzes roxas e azuis, simbolizando tecnologia e inovação em inteligência artificial.

OpenAI diz não ter planos para usar chip interno do Google

A OpenAI afirmou que não tem planos ativos para usar o chip interno do Google para alimentar seus produtos, dois dias após a Reuters e outros veículos de notícias informarem sobre a decisão da empresa de recorrer aos chips de inteligência artificial de seus concorrentes para atender à crescente demanda.

Logo da Meta na parede, destacando o símbolo do infinito azul e o nome Meta ao lado.

Meta aprofunda investimento em IA com laboratório de “superinteligência”, diz fonte

Por Jaspreet Singh (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reorganizou os esforços da empresa em inteligência artificial sob uma nova divisão chamada Meta Superintelligence Labs, informou uma fonte nesta segunda-feira. A divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da startup de rotulagem de dados Scale AI. Ele será

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma

Pessoa segurando uma carteira de trabalho e previdência social do Ministério do Trabalho do Brasil, com máscara preta, ao ar livre.

Brasil abre 148.992 vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) -O Brasil abriu 148.992 vagas formais de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado do mês passado — fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos — ficou abaixo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.