REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,5% em agosto, déficit primário fica acima do esperado

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,5% em agosto, déficit primário fica acima do esperado

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,5% em agosto, déficit primário fica acima do esperado

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,5% em agosto

SÃO PAULO (Reuters) – A dívida bruta do Brasil registrou leve alta em agosto, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou déficit primário maior do que o esperado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central.

A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou agosto em 78,5%, contra 78,4% no mês anterior. Já a dívida líquida foi a 62,0%, de 61,8%.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de 78,7% para a dívida bruta e de 62,3% para a líquida.

Em agosto, o setor público consolidado registrou um déficit primário de 21,425 bilhões de reais, maior do que a expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo negativo de 20,8 bilhões de reais.

O desempenho mostra que o governo central teve rombo de 22,329 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram superávit primário de 435 milhões de reais e as estatais tiveram saldo positivo de 469 milhões de reais, mostraram os dados do Banco Central.

(Por Camila Moreira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

O presidente Joe Biden fala ao público, evidenciando sua expressão durante uma coletiva. Ao fundo, uma pintura histórica adiciona contexto ao cenário.

Biden classifica de “vergonhosa” a decisão da Meta de eliminar checagem de fatos

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, descreveu nesta sexta-feira como “vergonhosa” a decisão da empresa de mídia social Meta de descartar seu programa de checagem de fatos dos EUA no Facebook, Instagram e Threads. “Acho que é realmente vergonhoso”, disse Biden. (Reportagem de Jeff Mason)