thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dívida pública bruta do Brasil cai em setembro e fica abaixo do esperado, mostra BC

Dívida pública bruta do Brasil cai em setembro e fica abaixo do esperado

SÃO PAULO (Reuters) – A dívida bruta do Brasil registrou queda e ficou abaixo do esperado em setembro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou déficit primário, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central.

A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou setembro em 78,3%, contra 78,5% no mês anterior. Já a dívida líquida foi a 62,4%, de 62,0%.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de 78,8% para a dívida bruta e de 62,3% para a líquida.

A queda na dívida bruta decorreu principalmente da evolução dos juros nominais apropriados (+0,6 ponto percentual), do resgate líquido de dívida (-0,2 p.p.), da valorização cambial (-0,2 p.p.) e da variação do PIB nominal (-0,5 p.p.).

Já o resultado da dívida líquida refletiu os impactos da valorização cambial de 3,7% no mês (+0,5 p.p.), dos juros nominais apropriados (+0,4 p.p.), da variação do PIB nominal (-0,4 p.p.), e dos demais ajustes da dívida externa líquida (-0,2 p.p.).

Em setembro, o setor público consolidado registrou um déficit primário de 7,340 bilhões de reais, menos do que a expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo negativo de 8,0 bilhões de reais.

O desempenho mostra que o governo central teve déficit de 3,974 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram saldo negativo primário de 3,173 bilhões de reais e as estatais tiveram déficit de 192 milhões de reais, mostraram os dados do Banco Central.

 

(Por Camila Moreira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem mostrando um smartphone com o logo do Google ao lado de um martelo de julgamento sobre um fundo azul com estrelas amarelas, representando a legislação na Europa.

Google e Apple são atingidos por repressão regulatória da União Europeia

Por Foo Yun Chee BRUXELAS (Reuters) – O Google, de propriedade da Alphabet, foi atingido por duas acusações de violação de regras da União Europeia nesta quarta-feira, enquanto a Apple foi condenada a auxiliar rivais a se conectarem com seus iPhones e iPads, em um momento em que reguladores antitruste

Donald Trump durante discurso sobre energia americana, enfatizando a libertação do potencial energético dos Estados Unidos em evento no Departamento de Energia.

Trump promove agenda energética em reunião com executivos do petróleo dos EUA

Por Jarrett Renshaw e Trevor Hunnicutt (Reuters) – O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu nesta quarta-feira altos executivos do setor petrolífero na Casa Branca, enquanto traçava planos para aumentar a produção doméstica de energia em meio à queda dos preços do petróleo e às iminentes guerras comerciais. Foi a