thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paguem ou enfrentarão desastre climático para a humanidade, alerta secretário-geral da ONU na COP29

Paguem ou enfrentarão desastre climático para a humanidade

Por William James

BAKU (Reuters) – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse aos líderes mundiais na cúpula sobre o clima COP29, nesta terça-feira, que “paguem” para evitar desastres humanitários causados pelo clima e afirmou que o tempo está se esgotando para limitar um aumento destrutivo nas temperaturas globais.

Cerca de 200 nações se reúnem na cúpula anual da ONU sobre o clima em Baku, que este ano se concentrou em levantar centenas de bilhões de dólares para financiar uma transição global para fontes de energia mais limpas e limitar os danos climáticos causados pelas emissões de carbono.

Porém, no dia da cúpula destinada a reunir líderes mundiais e gerar impulso político para a maratona de negociações, muitos dos principais participantes não estavam presentes para ouvir a mensagem de Guterres.

Após a vitória de Donald Trump, um negacionista das mudanças climáticas, na eleição presidencial dos Estados Unidos, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, não comparecerá. O presidente chinês, Xi Jinping, enviou um representante e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não comparecerá devido aos acontecimentos políticos em Bruxelas.

“Em relação ao financiamento climático, o mundo deve pagar, ou a humanidade pagará o preço”, disse Guterres em um discurso. “O som que vocês ouvem é o tique-taque do relógio. Estamos na contagem regressiva final para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius e o tempo não está do nosso lado.”

Este ano está previsto para ser o mais quente já registrado.

Os cientistas afirmam que as evidências mostram que o aquecimento global e seus impactos estão ocorrendo mais rapidamente do que o esperado e que o mundo pode já ter atingido 1,5 grau Celsius de aquecimento acima da temperatura média pré-industrial — um limite crítico além do qual há risco de mudanças climáticas irreversíveis e extremas.

No início da COP29, os incêndios florestais incomuns na costa leste dos EUA, que provocaram alertas sobre a qualidade do ar em Nova York, continuaram a crescer. Na Espanha, os sobreviventes estão se recuperando das piores enchentes da história moderna do país e o governo espanhol anunciou bilhões de euros para a reconstrução.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem sério com cabelos grisalhos e expressão concentrada, em um ambiente com pessoas ao fundo, usando jaqueta preta.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega domiciliar

BRASÍLIA, 19 Dez (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta sexta-feira solicitação da defesa de Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, e autorizou que o ex-presidente realize uma cirurgia, mas negou um segundo pedido dos advogados e rejeitou a possibilidade

Imagem de uma nota de dólar com retrato de Benjamin Franklin, destacado em iluminação escura para foco no rosto e detalhes.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Pessoa contando e trocando cédulas de dinheiro, focando em dólares de cem dólares, com destaque para as notas na mão e na mesa.

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira muito próximo da estabilidade no Brasil, à espera de notícias que possam direcionar a moeda norte-americana, que no exterior exibia baixas ante a maior parte das demais divisas. Às 9h40, o dólar à vista cedia

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.