Por Jaspreet Singh e Arsheeya Bajwa
(Reuters) – A Dell Technologies revelou uma gama de computadores pessoais habilitados para inteligência artificial (IA) com processadores Qualcomm e disse que um novo servidor que suporta os mais recentes chips da Nvidia estará disponível a partir do segundo semestre de 2024.
A companhia fez os anúncios em um evento em Las Vegas nesta segunda-feira, com o objetivo de manter o impulso no lucrativo mercado de servidores de IA e se preparar para uma esperada recuperação no mercado de computadores pessoais este ano, após uma queda pós-pandemia nos pedidos.
Seus computadores com capacidade para IA virão com os chips da série Qualcomm Snapdragon X, que apresentam unidades de processamento neural dedicadas ao processamento de tarefas complexas de IA.
Dois dos cinco novos computadores podem ser pré-encomendados a partir de segunda-feira, e os demais serão disponibilizados nos próximos meses.
A Dell também lançou nesta segunda-feira o mais recente de sua linha de servidores compatíveis com os chips Blackwell da Nvidia. O novo servidor também oferece tecnologia de resfriamento líquido, em oposição ao resfriamento a ar, que tende a consumir mais energia.
Arthur Lewis, presidente do grupo de soluções de infraestrutura da empresa, disse à Reuters em uma entrevista que os servidores baseados em Nvidia da Dell foram o produto de aumento mais rápido em sua história.