thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Déficit nominal do setor público consolidado do Brasil supera R$1 tri nos 12 meses até março

diversas moedas de um real desfocadas

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) –O déficit nominal do setor público consolidado do Brasil alcançou 1,015 trilhões de reais nos 12 meses até fevereiro, o equivalente a 9,24% do PIB, informou o Banco Central nesta sexta-feira.

Os dados revelam uma forte deterioração fiscal na comparação com o déficit nominal de 5,52% do PIB registrado nos 12 meses até fevereiro de 2023.

O aumento no déficit nominal deveu-se principalmente à expansão dos juros nominais apropriados, que chegaram a 6,80% do PIB nos 12 meses até fevereiro, afetados principalmente pelo crescimento do estoque da dívida e dos custos associados.

O Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 3 pontos percentuais desde que inicou o ciclo de afrouxamento monetário em agosto, mas a Selic segue em um nível elevado no atual patamar de 10,75%.

Somente em fevereiro o setor público consolidado teve déficit nominal, que inclui o resultado primário e os juros nominais apropriados, de 113,858 bilhões de reais no mês, contra expectativa em pesquisa da Reuters de um saldo negativo de 104,0 bilhões de reais.

No mês, o setor público consolidado registrou um déficit primário de 48,692 bilhões de reais. Economistas consultados em pesquisa da Reuters esperavam resultado negativo de 48,048 bilhões de reais.

Em 12 meses o déficit primário chegou a 2,44% do PIB.

O desempenho mostra que o governo central teve déficit primário de 57,821 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram superávit primário de 8,646 bilhões de reais e as estatais tiveram saldo positivo de 483 milhões de reais, mostraram os dados do Banco Central.

Os juros nominais do setor público consolidado, apropriados por competência, somaram 65,2 bilhões de reais em fevereiro, chegando no acumulado em 12 meses a 746,9 bilhões de reais.

Já a dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou fevereiro em 75,5%, contra 75,1% no mês anterior, enquanto a dívida líquida foi a 60,9%, de 60,1%.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de 75,5% para a dívida bruta e de 60,5% para a líquida.

(Por Marcela Ayres em Brasília e Camila Moreira em São Paulo Edição de Luana Maria Benedito)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um smartphone mostrando o ícone do WhatsApp na tela, com foco no dedo tocando o aplicativo, representando uso de mensagens instantâneas.

UE lança investigação antitruste contra Meta sobre uso de IA no WhatsApp

Por Foo Yun Chee e Mrinmay Dey e Rishabh Jaiswal BRUXELAS, 4 Dez (Reuters) – Bruxelas abriu uma investigação antitruste contra a Meta por causa do lançamento de recursos de inteligência artificial no WhatsApp, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira, no momento em que o uso de IA generativa pelas

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília com a bandeira do Brasil ao vento, capturada ao pôr do sol, destacando a importância do símbolo nacional.

CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares

SÃO PAULO, 4 Dez (Reuters) – A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou na quarta-feira a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares, e o texto seguirá agora para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, de

Ruínas de uma antiga cidade destruída com uma torre alta ao centro, indicando um cenário de devastação e destruição de patrimônio histórico.

Moradores de Gaza buscam preservar patrimônio cultural danificado pela guerra

Por Dawoud Abu Elkas e Ramadan Abed GAZA, 3 Dez (Reuters) – Com 70.000 mortos, incontáveis feridos, centenas de milhares de pessoas desabrigadas e distritos inteiros destruídos, a tarefa de reconstrução de Gaza é quase incompreensível. Mas em alguns locais onde os monumentos históricos mais valiosos do enclave foram severamente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.