REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Contenção de gastos e isenção de IR tentam arrumar a casa, diz Lula

Contenção de gastos e isenção de IR tentam arrumar a casa, diz Lula

Contenção de gastos e isenção de IR tentam arrumar a casa, diz Lula

Contenção de gastos e isenção de IR tentam arrumar a casa

BRASÍLIA (Reuters) – A contenção de gastos e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais mensais apresentadas pelo Executivo na quarta-feira são uma tentativa de “arrumar a casa”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira.

“A gente está fazendo, junto com essa política de contenção (de gastos), uma política de renda para tentar dar uma ajeitada na casa. Nós estamos isentando as pessoas que ganham até 5 mil reais por mês de pagar Imposto de Renda”, disse no evento de lançamento do Programa Periferia Viva em Brasília.

“Nós estamos fazendo uma coisa muito correta, uma coisa muito justa, não estamos tentando criar uma coisa complicada”, acrescentou

Lula destacou que o aumento da taxação para quem recebe acima de 50 mil reais por mês, apontado pelo governo como uma forma de compensar perdas arrecadatórias e manter a proposta neutra, é uma tentativa de deixa o país mais justo. “Obviamente que vamos ter que cobrar mais um pouco das pessoas mais ricas.”

O governo prevê que as medidas assegurarão a estabilidade do arcabouço fiscal ao trazer uma economia de 71,9 bilhões de reais nos próximos dois anos, com impacto estimado de 327 bilhões de reais até 2030. Contudo a forte reação negativa do mercado à isenção afetou negativamente os ativos brasileiros, com o dólar à vista chegando a 6,0040 reais mais cedo, a maior cotação da história.

 

(Por Victor Borges)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Uma pilha de notas de dólar, destacando as cédulas de 100 dólares, símbolo de riqueza e prosperidade financeira, com uma variedade de notas em circulação.

Dólar recua na abertura com mercado de olho em dados de inflação

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar recuava frente ao real nas primeiras negociações desta terça-feira, devolvendo algumas das perdas das últimas sessões, mas ainda acima de 6,02 reais, à medida que o mercado analisava os dados do IPCA de novembro, em busca de sinais sobre a trajetória dos preços no

Imagem que representa a interação entre humanos e inteligência artificial, com um braço robótico se estendendo em direção a uma mão humana, simbolizando a colaboração entre tecnologia e humanidade. Esta imagem destaca a presença e a importância da inteligência artificial no mundo moderno.

Ex-pesquisador da OpenAI levanta US$40 mi para criar IA de áudio mais empática

Por Anna Tong San Francisco (Reuters) – Um ex-pesquisador da OpenAI levantou 40 milhões de dólares para uma startup que construirá modelos de inteligência artificial que se conectam emocionalmente com humanos por meio da voz, informou a empresa nesta segunda-feira. A WaveForms AI é apoiada por Andreessen Horowitz e avaliada

Balcão de açougue com diversas carnes penduradas e um açougueiro ao fundo, destacando carnes frescas e produtos variados em um mercado local.

Inflação se afasta ainda mais do teto da meta em novembro e pressiona BC

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – A alta dos preços desacelerou no Brasil em novembro mas os alimentos seguiram impactando a inflação, levando a taxa acumulada em 12 meses para ainda mais acima do teto da meta e pressionando o Banco Central antes