thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Contenção de gastos e isenção de IR tentam arrumar a casa, diz Lula

Contenção de gastos e isenção de IR tentam arrumar a casa

BRASÍLIA (Reuters) – A contenção de gastos e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais mensais apresentadas pelo Executivo na quarta-feira são uma tentativa de “arrumar a casa”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira.

“A gente está fazendo, junto com essa política de contenção (de gastos), uma política de renda para tentar dar uma ajeitada na casa. Nós estamos isentando as pessoas que ganham até 5 mil reais por mês de pagar Imposto de Renda”, disse no evento de lançamento do Programa Periferia Viva em Brasília.

“Nós estamos fazendo uma coisa muito correta, uma coisa muito justa, não estamos tentando criar uma coisa complicada”, acrescentou

Lula destacou que o aumento da taxação para quem recebe acima de 50 mil reais por mês, apontado pelo governo como uma forma de compensar perdas arrecadatórias e manter a proposta neutra, é uma tentativa de deixa o país mais justo. “Obviamente que vamos ter que cobrar mais um pouco das pessoas mais ricas.”

O governo prevê que as medidas assegurarão a estabilidade do arcabouço fiscal ao trazer uma economia de 71,9 bilhões de reais nos próximos dois anos, com impacto estimado de 327 bilhões de reais até 2030. Contudo a forte reação negativa do mercado à isenção afetou negativamente os ativos brasileiros, com o dólar à vista chegando a 6,0040 reais mais cedo, a maior cotação da história.

 

(Por Victor Borges)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Suprema Corte dos EUA se prepara para decidir embates sobre poderes de Trump

Por Jan Wolfe e Andrew Chung WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ampliado os limites do Poder Executivo para impor tarifas abrangentes, reprimir a imigração e tentar demitir uma diretora do Federal Reserve, e essas ações podem dominar a pauta da Suprema Corte dos EUA.

Projeto que autoriza Legislativo a demitir diretores do BC preocupa, diz Haddad

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou preocupação nesta quarta-feira com projeto de lei que dá ao Legislativo poderes para demitir diretores do Banco Central, argumentando que não há razão para a medida. “Vejo com preocupação, porque não foi conversado conosco, com o governo de uma maneira

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.