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Confiança do consumidor brasileiro tem 4ª alta consecutiva em setembro, mostra FGV

Confiança do consumidor brasileiro tem 4ª alta consecutiva em setembro

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) – A confiança dos consumidores brasileiros subiu pela quarta vez consecutiva em setembro devido à melhora nas expectativas para os próximos meses, apesar da queda ligeira na percepção sobre a situação atual, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta terça-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 0,5 ponto em setembro, chegando a 93,7 pontos, após avanço de 0,3 ponto em agosto.

“A confiança do consumidor sobe gradativamente desde junho deste ano, sendo influenciada, principalmente, pelas expectativas para os próximos meses. Em setembro, houve ligeira piora das percepções sobre a situação atual”, disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Em setembro, o Índice de Expectativas (IE) avançou 0,8 ponto, para 102,2 pontos, também registrando uma quarta alta consecutiva.

O Índice de Situação Atual (ISA), no entanto, recuou 0,2 ponto no mês, a 81,7 pontos, após quatro meses sem registrar queda.

A alta no ICC se deu principalmente pelo avanço do componente sobre o ímpeto de compras de bens duráveis, que subiu 2,3 pontos, para 90,1 pontos, maior nível desde fevereiro deste ano (95,0 pontos).

Por outro lado, o componente sobre a percepção das finanças pessoais das famílias sofreu queda de 0,8 ponto em setembro, a 69,9 pontos, menor nível desde maio deste ano (69,3 pontos).

“A resiliência da atividade doméstica tem sustentado a tendência de alta na confiança dos consumidores, mas a recuperação em ritmo lento reflete a percepção ainda fragilizada das finanças pessoais”, afirmou Gouveia.

 

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