(Reuters) – A confiança do setor de serviços brasileiro se recuperou em março e atingiu o maior patamar em quase um ano e meio, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV), citando ambiente de otimismo em relação ao futuro.
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da FGV avançou 1,6 ponto neste mês, a 95,8 pontos, revertendo as perdas de fevereiro e atingindo o maior nível desde outubro de 2022 (97,6).
Em março, o Índice de Expectativas (IE-S), que mede o sentimento em relação aos próximos meses, avançou 3,9 pontos, para 96,0 pontos, maior nível também desde outubro de 2022.
“Os resultados positivos em relação ao futuro demonstram otimismo, na maior parte dos segmentos, em relação à demanda e ao ambiente de negócios para os próximos trimestres”, disse Stéfano Pacini, economista da FGV Ibre.
“O empresário enfrenta um ambiente macroeconômico de manutenção da queda na taxa de juros, controle de inflação e bons resultados no mercado de trabalho, fatores que podem estar influenciando as perspectivas futuras para o setor de serviços.”
Na semana passada, o Banco Central cortou a taxa Selic em 0,50 ponto percentual pela sexta vez seguida, a 10,75%, afastando os juros mais ainda do nível extremamente restritivo de 13,75% em que permaneceram por cerca de um ano.
Apesar do otimismo quanto ao futuro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) da pesquisa de confiança de serviços recuou 0,5 ponto em março, para 95,9 pontos, informou a FGV.
(Por Luana Maria Benedito)