REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • China cria comitê de padrões de IA com gigantes de tecnologia

China cria comitê de padrões de IA com gigantes de tecnologia

China cria comitê de padrões de IA com gigantes de tecnologia

Imagem representativa de inteligência artificial, mostrando um braço robótico se estendendo em direção a uma mão humana sob o texto 'Artificial intelligence' e 'AI'.

PEQUIM (Reuters) – O Ministério da Indústria da China criará um comitê técnico de padronização de inteligência artificial com foco no desenvolvimento de padrões do setor em áreas como modelos de linguagem ampla e avaliação de risco de IA, informou a pasta nesta sexta-feira.

O comitê de 41 membros inclui representantes da gigante da tecnologia Baidu e das principais instituições acadêmicas do país, como a Universidade de Pequim, informou o ministério.

Pequim está tentando encontrar um equilíbrio entre a regulamentação do setor de IA em rápido crescimento e a promoção de seu desenvolvimento, em meio a preocupações globais sobre segurança e implicações éticas.

A China adotou uma postura regulatória mais proativa em relação à IA em comparação com sua abordagem inicial de não interferência nos setores de Internet móvel e comércio eletrônico, que foram amplamente regulamentados somente após atingirem a maturidade.

No ano passado, as autoridades levaram vários meses para aprovar chatbots voltados para o público, mesmo quando as empresas nacionais desenvolveram produtos comparáveis ao ChatGPT da OpenAI.

Um relatório recente do Instituto Finlandês de Assuntos Internacionais sugere que a China pretende se posicionar como um definidor de padrões em vez de um tomador de padrões no campo da IA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Vista do plenário do Senado Federal do Brasil, com senadores em atividade e bancada organizada, destacando a arquitetura moderna e tecnologia nas votações.

Senado aprova PEC que corta gastos e restringe abono do PIS/Pasep

(Reuters) – O Senado aprovou na quinta-feira, em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do corte de gastos, com medidas para diminuir as despesas obrigatórias do governo, de acordo com a Agência Senado. Entre as medidas, está a diminuição gradativa no grupo que pode receber o abono