thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chile rejeita licença ambiental para mina de cobre e ferro de Dominga

Pancarta com a frase 'NO a DOMINGA' e ilustrações de animais marinhos, simbolizando resistência e proteção das espécies.

SANTIAGO (Reuters) – O Chile rejeitou nesta quarta-feira uma licença ambiental para o controverso projeto de mineração de ferro e cobre Dominga, de 2,5 bilhões de dólares, da Andes Iron.

Em uma declaração, o Comitê de Ministros disse que rejeitou o projeto por unanimidade, concordando com as preocupações dos cidadãos sobre os impactos à biodiversidade e com os receios sobre possíveis vazamentos de combustível ou concentrado de ferro.

“O projeto está localizado em uma área com características únicas como habitat para espécies como o pinguim de Humboldt e cetáceos em categorias de conservação, que atualmente é protegida, o que reduz a tolerância aceitável ao risco”, diz o comunicado.

Ele também observou que o projeto excluiu observações da Corporação Florestal Nacional (Conaf) sobre a necessidade de avaliar os impactos em dois tipos de plantas que são fonte de alimento e habitat para o tricahue, uma espécie de papagaio ameaçada de extinção.

“Não foi possível determinar ou avaliar o real impacto sobre essas espécies, que cumprem um papel ecossistêmico relevante”, disse o comitê.

Mas a Andes Iron disse que cumpriu todas as regulamentações ambientais necessárias e que o projeto estava sendo destacado, apontando para o porto próximo de Cruz Grande, que recebeu uma licença ambiental.

“Isso indica que as objeções aos projetos na zona são seletivas, mostrando um claro preconceito contra nosso projeto”, disse a Andes Iron em comunicado na terça-feira, antes da decisão.

O caso, que ainda pode passar por apelação, amplia batalha de uma década, destacando os labirintos burocráticos que podem paralisar projetos, enquanto o governo tenta equilibrar o crescimento econômico e a proteção ambiental.

(Reportagem de Fabian Cambero, Alexander Villegas e Daina Beth Solomon)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

mãos cruzados sob contrato de honorários advocatícios

Honorários Advocatícios: o que são e como funcionam na prática?

Você sabe o que são honorários advocatícios e como eles impactam a relação entre advogado e cliente? Os honorários advocatícios são a remuneração que os advogados, regularmente inscritos na OAB, recebem pela prestação de serviços jurídicos. Muito além de uma simples contraprestação, sua aplicação envolve aspectos legais, éticos e práticos

Meta usará postagens públicas e interações de IA para treinar modelos na UE

Meta usará postagens públicas e interações de IA para treinar modelos na UE

(Reuters) – A Meta informou esta segunda-feira que utilizará interações que os usuários têm com sua inteligência artificial, bem como postagens públicas e comentários compartilhados por adultos em suas plataformas, para treinar seus modelos de IA na União Europeia. A ação da controladora do Facebook ocorre após a companhia lançar

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.