Por Jeff Mason e Nandita Bose
WASHINGTON (Reuters) – A Casa Branca disse nesta quinta-feira que ainda não está pronta para anunciar o local da cúpula do Grupo dos 20 líderes do próximo ano, após relatos de que o presidente Donald Trump considera realizar o evento em seu clube de golfe Doral, em Miami, na Flórida.
“Nenhum anúncio definitivo está pronto para ser feito neste momento”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a jornalistas.
Questionada se o fato de Trump sediar a cúpula do G20, fórum das maiores economias do mundo, em sua propriedade poderia levantar preocupações sobre a possibilidade de lucro com o evento, Leavitt respondeu: “Eu rejeitaria totalmente essa premissa”.
Trump tentou sediar a cúpula do G7 de 2020 no mesmo clube de golfe da área de Miami durante seu primeiro mandato, mas reverteu a decisão após a reação contra o uso de sua propriedade para um evento internacional.
O republicano continuou a confundir os limites entre o papel presidencial e seus interesses comerciais pessoais. Durante uma recente viagem à Escócia, ele visitou dois de seus resorts de golfe, o Trump Turnberry e o Trump International Scotland, onde participou de uma cerimônia de corte de fita para um novo campo de 18 buracos.
Trump disse, na terça-feira, que poderia deixar de participar da reunião de cúpula dos líderes do G20 na África do Sul em novembro e enviar outra pessoa para representar os Estados Unidos, citando sua desaprovação das políticas sul-africanas.
(Reportagem de Jeff Mason e Nandita Bose em Washington)