thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Califórnia processa Exxon por poluição global por plásticos

Califórnia processa Exxon por poluição global por plásticos

Por Valerie Volcovici

NOVA YORK (Reuters) – A Califórnia entrou com uma ação judicial contra a gigante do petróleo Exxon Mobil por seu suposto papel na poluição global por resíduos plásticos, anunciou o procurador-geral do Estado nesta segunda-feira.

Em um evento durante a Semana do Clima na cidade de Nova York, o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, disse que o Estado processou a Exxon após concluir uma investigação de quase dois anos que, segundo ele, mostrou que a empresa estava deliberadamente enganando o público sobre as limitações da reciclagem.

A investigação reflete sondagens anteriores da Califórnia sobre supostos esforços do setor petrolífero para enganar o público acerca das mudanças climáticas.

Bonta disse que seu gabinete quer especificamente informações sobre a promoção pela Exxon de sua tecnologia de “reciclagem avançada”, que utiliza um processo chamado pirólise para transformar plásticos de difícil reciclagem em combustível. Ele havia dito que o progresso lento da tecnologia é um sinal da contínua desinformação da Exxon.

“A ação de hoje mostra o quadro mais completo até agora da desinformação de décadas da ExxonMobil, e estamos pedindo ao tribunal que responsabilize a ExxonMobil plenamente por seu papel na criação e agravamento da crise de poluição por plásticos por meio de sua campanha de engano”, disse Bonta em um comunicado.

A Exxon rejeita as alegações de que engana o público sobre as limitações da reciclagem de plásticos ou sobre as mudanças climáticas.

A Exxon é a maior produtora mundial de resinas usadas para plásticos de uso único, de acordo com um relatório publicado no ano passado pela Minderoo Foundation, com as consultorias Wood Mackenzie e Carbon Trust.

A ação judicial da Califórnia ocorre antes da última rodada de negociações do tratado global sobre plásticos, que será realizada em Busan, na Coreia do Sul, no final do ano.

(Reportagem de Valerie Volcovici)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Portão amarelo com uma placa em branco na frente de uma área externa com árvores ao fundo, indicando o nome 'Vale'.

BHP é responsável por colapso da barragem de Mariana, decide tribunal britânico

Por Sam Tobin LONDRES (Reuters) – A BHP é responsável pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), em 2015, decidiu o Tribunal Superior de Londres nesta sexta-feira, em processo que advogados dos autores da ação avaliaram anteriormente em até 36 bilhões de libras (US$48 bilhões). Centenas de milhares

Homem de cabelo cinza, expressão séria, veste terno e gravata, em ambiente profissional

Haddad volta a fazer apelo por aprovação de projeto sobre devedor contumaz

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que dentre as diferentes medidas voltadas à segurança pública que tramitam no Congresso Nacional, o Legislativo precisa dar atenção especial ao projeto sobre devedor contumaz. “Já votou por unanimidade no Senado. Falta só a Câmara dar a palavra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.