thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil pedirá explicações sobre “tratamento degradante” de deportados

Casal se abraçando no aeroporto, símbolo de reencontro e amor. O sentimento é evidente no ambiente movimentado, com outras pessoas ao fundo.

Por Luciana Magalhaes

SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil vai buscar explicações do governo dos Estados Unidos sobre o “tratamento degradante” de brasileiros em um voo de deportação, escreveu o Itamaraty no X na noite de sábado.

Na última sexta-feira, brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil algemados. Na chegada, alguns dos passageiros também relataram maus-tratos durante o voo, de acordo com notícias locais.

O avião, que transportava 88 passageiros brasileiros, 16 agentes de segurança dos EUA e oito membros da tripulação, estava originalmente programado para chegar a Belo Horizonte. Entretanto, fez uma parada não programada em Manaus devido a problemas técnicos, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Lá, as autoridades brasileiras ordenaram a retirada das algemas, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para completar a viagem.

O voo foi o segundo este ano proveniente dos EUA transportando migrantes ilegais deportados de volta ao Brasil e o primeiro desde a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, de acordo com a Polícia Federal.

Autoridades do Departamento de Segurança Interna dos EUA e do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA contatadas no final do sábado para comentar não responderam imediatamente.

(Reportagem adicional de Ted Hesson)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares

Imagem de um idoso com cabelo branco, barba grisalha, vestindo terno cinza e gravata, em uma ocasião formal, com expressão séria e ao fundo pessoas em um evento ao ar livre.

Lula diz que vetará projeto sobre dosimetria

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que vetará o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.