thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BC anuncia serviço para evitar fraudes em contas bancárias e facilita resgate de “dinheiro esquecido”

Imagem do Edifício Martinelli, um marco histórico de São Paulo, visível entre árvores com céu azul ao fundo, destacando sua arquitetura imponente.

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central divulgou nesta segunda-feira normas de um novo serviço que para mitigar fraudes relacionadas a aberturas e manejo de contas bancárias, lançando também uma funcionalidade no sistema que permite a requisição de recursos esquecidos em instituições financeiras.

De acordo com a autarquia, o novo serviço busca evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas. O sistema passará a ser oferecido a partir de dezembro deste ano.

Ele permitirá que as pessoas informem, de forma facultativa, a todo o Sistema Financeiro Nacional que não desejam abrir novas contas — corrente, de poupança ou de pagamento.

O sistema do BC possibilitará que a informação seja revertida, por tempo indeterminado ou não, conforme a vontade da pessoa e a qualquer momento.

O mecanismo mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas.

As instituições financeiras deverão consultar obrigatoriamente a base de dados antes de concluírem o processo de abertura de novas contas.

DINHEIRO ESQUECIDO

Em outra frente dos novos serviços ao cidadão anunciados nesta segunda, a autarquia lançou uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR), mecanismo que permite a requisição de recursos esquecidos em bancos.

A partir de terça-feira, será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores.

Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.

“O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, disse o BC em nota.

A adesão ao novo serviço é facultativa. Para habilitar, é necessário acessar o SVR com uma conta “gov.br” de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada.

Segundo a autarquia, a solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem tem chave Pix do tipo CPF. Quem não possui essa chave, deve fazer o cadastro na instituição financeira.

Em outra iniciativa, o BC informou que lançará em 2026 uma versão mais moderna e acessível da chamada “calculadora do cidadão”, mecanismo que permite cálculos como aplicação de taxas de juros e correção de valores pela inflação.

A autoridade monetária ainda lançará em junho uma evolução do “Meu BC”, área do site da autarquia que centraliza serviços ao cidadão, com a inclusão de mais informações disponíveis.

O BC afirmou que também lançará em 2026 novos relatórios com informações ao cidadão, com temas de consórcios, Open Finance e também informando marcações de chaves Pix com indícios de fraudes.

 

(Por Camila Moreira e Bernardo Caram)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

prompts para IA

Como escrever prompts para IA e otimizar seu trabalho jurídico?

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser promessa para se tornar uma aliada prática do profissional do Direito. Hoje, quem domina o “como perguntar” consegue extrair pesquisas mais rápidas, rascunhos mais sólidos, peças mais bem  estruturadas, rotinas mais eficientes e insights estratégicos.  O começo é bem tranquilo: aprender a criar

Reunião internacional com representantes de vários países, incluindo Venezuela, discutindo questões diplomáticas e econômicas.

Venezuela reclama com ONU sobre força naval dos EUA no Caribe

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – A Venezuela reclamou nesta quinta-feira com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o aumento da presença naval dos EUA no sul do Caribe e em águas próximas, disse o embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada. Ele disse que a Venezuela não constitui uma ameaça

Homem idoso com cabelo branco e barba, vestido com terno azul, falando ao microfone durante uma conferência com bandeira do Brasil ao fundo.

Não tenho pressa em adotar reciprocidade contra os EUA por tarifa, diz Lula

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que não está com pressa para adotar medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos, diante da imposição por Washington neste mês de uma tarifa de 50% sobro produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano. Falando em entrevista à Rádio

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.