thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ampliação de laços com países afetados por tarifas dos EUA pode reforçar papel global do euro, diz membro do BCE

Executivo ou economista falando durante o World Economic Forum, com fundo com o logo do evento. Pessoa vestindo terno, com expressão de explicação e gesticulando com as mãos.

FRANKFURT (Reuters) – A Europa precisa agir rapidamente para reforçar o papel global do euro já que a janela de oportunidade para isso pode se fechar em breve, e o bloco deve buscar maiores laços com os países mais afetados pelas tarifas dos Estados Unidos para ajudá-lo a alcançar esse objetivo, disse o chefe do banco central francês.

A política econômica errática dos EUA abalou a confiança dos investidores no dólar este ano, mas a Europa até agora tem tido dificuldades para capitalizar a oportunidade que se apresenta, promulgando mudanças muito lentamente devido a indecisões, discórdias e burocracia.

Delineando uma série de possíveis cursos de ação, François Villeroy de Galhau disse que o tempo é essencial e que é fundamental que a Europa estabeleça um prazo, como 1º de janeiro de 2028, para promulgar as mudanças.

“Se não reagirmos rapidamente, corremos o sério risco de a janela de oportunidade se fechar”, disse Villeroy em um discurso em Luxemburgo.

A moeda poderia ganhar maior proeminência se o bloco faturar mais de seu comércio exterior em euros, e há uma oportunidade de fazer isso com países especialmente afetados pela política comercial dos EUA.

“Poderíamos alavancar as negociações da UE com parceiros comerciais que foram duramente atingidos pelas novas medidas protecionistas dos Estados Unidos, por exemplo, Índia, Suíça e Indonésia”, disse Villeroy.

Para apoiar esse comércio, o BCE poderia ampliar ainda mais a disponibilidade de linhas de liquidez em euros para bancos centrais de países não pertencentes à zona do euro.

Esse processo poderia ser ainda mais reforçado se o BCE finalmente conseguir emitir uma moeda digital e expandir seu sistema de pagamento por atacado Target para aceitar moedas de países como Índia, Suíça, Reino Unido, Canadá ou Brasil, disse Villeroy.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem da Casa Branca em Washington, EUA, mostrando uma vista com prédio principal do governo americano, com uma separação visual entre uma versão clara e uma ligeiramente desfocada, destacando a importância da sede do governo nos Estados Unidos.

Paralisação do governo dos EUA entra no 6º dia com ameaça de demissões

Por David Morgan WASHINGTON (Reuters) – A paralisação do governo dos Estados Unidos entrou em seu sexto dia nesta segunda-feira, com os republicanos do presidente Donald Trump e os democratas do Congresso ainda em um impasse e a Casa Branca ameaçando aumentar a pressão com demissões em massa de funcionários

Imagem de um complexo de pórticos de carga de terminais de transporte ferroviário, utilizado para movimentação e carregamento de containers na área portuária.

Veja prazos das tarifas e principais eventos futuros da guerra comercial de Trump

(Reuters) – A estratégia tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, injetou incerteza nos mercados financeiros globais, exacerbada por contestações legais às taxas e pela pressão de Trump por acordos comerciais bilaterais. O decreto de Trump sobre tarifas “recíprocas” para exportações de 69 parceiros comerciais, listando taxas de importação mais

Pessoa contando e trocando notas de US$100, destaque para as notas de cem dólares em uma transação financeira.

Dólar acompanha exterior e sobe na abertura com mercado à espera de Galípolo

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira em alta ante o real, acompanhando o avanço quase generalizado da moeda norte-americana no exterior, onde o euro e o iene são penalizados em meio às mudanças de seus primeiros-ministros. No Brasil, investidores estarão atentos nesta manhã à participação do presidente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.