thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alcolumbre critica ocupação das Mesas do Congresso

Sessão do Congresso Nacional do Brasil com parlamentares e autoridades presentes, sessão oficial com juramento e debates.

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), referiu-se nesta terça-feira ao ato da oposição de ocupar as Mesas da Câmara e do Senado como “exercício arbritrário” e “alheio aos princípios democráticos”.

Em protesto contra a determinação, na véspera, da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro por desobediência de medidas cautelares, deputados e senadores da oposição ocuparam as duas Mesas Diretoras, exigindo que seja pautado o que chamaram de “pacote da paz” — que inclui anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator dos processos que tratam da tentativa de golpe e da obstrução da Justiça envolvendo Bolsonaro.

“O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento constitui exercício arbritrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos”, disse Alcolumbre, em nota à imprensa.

Na nota, o presidente do Senado e do Congresso afirma ainda que realizará uma reunião do colégio de líderes para retomar a atividade legislativa regular e para que “todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente em sessões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados”.

Menos incisivo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), manifestou-se pouco depois, por meio de suas redes sociais. Em publicação no X, afirmou que vinha acompanhando a situação e que determinou o encerramento da sessão desta terça-feira na Casa — ele está fora, cumprindo agenda na Paraíba, e só retorna à capital à noite, segundo sua assessoria.

Motta avisou que também convocou reunião de líderes para a quarta-feira para discutir a pauta da Câmara, “que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional”, acrescentando que “o Parlamento deve ser a ponte para o entendimento.”

Também em post no X, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou que “a solução para os problemas do Brasil está nas mãos do Congresso”.

“No pacote da paz, vamos propor a anistia ampla, geral e irrestrita e o impeachment de Alexandre de Moraes. O Brasil clama por paz!”, publicou o senador e filho do ex-presidente.

Na segunda-feira, Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro por considerar que houve reincidência do descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente a ele, como a proibição de usar redes sociais direta ou indiretamente.

Além da prisão domiciliar, o ministro determinou a busca e apreensão dos aparelhos celulares do ex-presidente. Bolsonaro também ficou proibido de usar celulares de terceiros e de receber visitas, exceto de advogados e de pessoas autorizadas pelo STF.

A decisão ocorreu no âmbito do inquérito em que Bolsonaro e um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), são acusados de terem atuado junto a autoridades dos Estados Unidos para interferir em processos do STF contra o ex-presidente, inclusive com a imposição de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros exportados ao país.

 

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Lançamentos de Agosto de 2025

Para a volta às aulas, em agosto, a Editora Revista dos Tribunais lança uma variedade de livros completos e atualizados, voltados tanto ao público universitário quanto ao profissional.  Confira as novidades: Minibooks de Direito Público:  Direito Ambiental Geográfico, 1ª ed., de Luiz Ugeda: Tema: Modernização do Direito Ambiental diante da

Homem de terno e gravata faz gesto de preocupação com a mão na testa durante uma reunião.

Motta nega que fim de protesto da oposição esteja vinculado à pauta legislativa

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou nesta quinta-feira que o fim da ocupação por deputados de oposição da Mesa Diretora da Casa e a retomada dos trabalhos esteja vinculada a alguma pauta legislativa. Parlamentares da oposição ao governo do presidente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.