thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

AGU contrata banca de advocacia para defender Brasil contra sanções nos EUA

Imagem de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, com expressão séria e vestindo um terno azul e gravata vermelha, em ambiente formal.

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta quarta-feira ter contratado o escritório de advocacia Arnold & Porter Kaye Scholer LLP para defender nos Estados Unidos interesses do Estado brasileiro em razão das sanções impostas pelo governo norte-americano, segundo comunicado do órgão.

Desde o dia 6 de agosto entraram em vigor tarifas de 50% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a uma série de produtos brasileiros exportados àquele país.

Trump alegou que haveria uma “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro e o governo norte-americano tem criticado o que chama de “graves abusos de direitos humanos” e um enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes também se tornou o principal alvo de sanções individuais do governo dos EUA. Ele é o relator do processo por tentativa de golpe de Estado a que Bolsonaro responde e que começará a ser julgado na próxima semana.

A AGU informou que deve definir nos próximos dias as estratégias de atuação que serão adotadas, após análise dos advogados do escritório em coordenação com os ministérios envolvidos.

Segundo o comunicado, a banca poderá atuar, entre outras atribuições, em relação a quaisquer medidas de caráter punitivo aplicadas contra os interesses do Estado brasileiro, de empresas e de agentes públicos brasileiros, tais como tarifas, denegações de visto, bloqueio de ativos e restrições financeiras.

O escritório poderá prestar consultoria na elaboração de pareceres sobre possíveis medidas judiciais, representação perante autoridades judiciais e administrativas, avaliação de cenários relacionados à aplicação de sanções e possíveis medidas de contestação, além de assessoria jurídica relacionada a litígios nos tribunais norte-americanos sobre medidas tarifárias.

A Arnold & Porter é uma firma jurídica com atuação no setor regulatório e comercial e longa experiência em litígios internacionais, cujo escritório tem mais de mil advogados atuando em 16 sedes em diferentes países.

O contrato foi firmado por inexigibilidade de licitação, devido à notória especialização da banca. Segundo o órgão, o valor máximo que a AGU poderá desembolsar por ele é de US$3,5 milhões no prazo de 48 meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Linhas de transmissão de energia elétrica sustentando uma paisagem aberta com céu azul, nuvens brancas e vegetação ao fundo, em uma área rural.

Congresso instala comissão para avaliar MP que limita encargo na conta de luz

SÃO PAULO (Reuters) – O Congresso iniciou nesta quarta-feira a tramitação da medida provisória 1.304, que estabelece um teto para encargos cobrados na conta de luz, com a instalação da Comissão Mista responsável por analisá-la. O presidente da Comissão é o deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), enquanto a relatoria ficou

Dólar tem leve baixa com apostas firmes em corte de juros pelo Fed

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) -O dólar à vista tinha leve baixa ante o real nesta quinta-feira, na esteira das perdas da moeda norte-americana no exterior, conforme os investidores avaliavam números sobre a economia dos Estados Unidos em busca de sinais sobre os próximos passos do Federal Reserve, com

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.