thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Terminologia e Novos Institutos trazidos pela Reforma Tributária

Imagem de um profissional analisando dados fiscais em um laptop, com ícones que representam impostos e finanças, simbolizando a gestão tributária.

Um dos assuntos mais falados e aguardados do momento, sem dúvidas, é a Reforma Tributária, havendo muita expectativa com relação aos seus desdobramentos. A aprovação dessa mudança no sistema de tributação promete transformar o modelo atual, trazendo novas regras e impactando empresas e contribuintes.

De pronto, vemos não só mudanças, como também novos termos que já constavam da Emenda Constitucional nº 132/2023. No entanto, após o último dia 16 de janeiro, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, que regulamenta a Reforma Tributária aprovada, esses termos ganharam ainda mais repercussão e usabilidade.

Os tributos substituídos pela reforma tributária são: PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS. No entanto, o IPI não será completamente extinto, pois continuará sendo aplicado a produtos industrializados incentivados na Zona Franca de Manaus.

Reforma Tributária: o que muda no imposto sobre consumo?

  • Imposto sobre Valor Agregado (IVA) – A nova tributação sobre o consumo será implementada de maneira gradual a partir de 2026, substituindo cinco tributos (três federais, um estadual e um municipal). Essa reforma tributária imposto visa reduzir a incidência cumulativa e eliminar o efeito cascata, permitindo que o valor pago em uma fase da produção seja descontado em cobranças futuras. Essa caracterização se torna ainda mais relevante em setores industriais mais complexos, que envolvem diversas etapas até a finalização do produto. O IVA terá uma estrutura dual, dividindo-se entre a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), na esfera federal, e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), no âmbito estadual/municipal.
  • Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) – criada para unificar e substituir o IPI, o PIS e a Cofins, é um tributo de competência da União e passará a ser cobrada a partir de 2027. A alíquota de referência da CBS será determinada a partir de 2029 por
  • Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – é o imposto de competência compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios, terá cobrança em regime de transição, gerando a extinção do ICMS (estadual) e do ISS (municipal). A alíquota do IBS ainda será regulamentada e valerá a partir de 2027.
  • Comitê Gestor do IBS – é uma entidade pública criada para coordenar, regular e fiscalizar o IBS. Este comitê tem independência técnica, administrativa, orçamentária e financeira, e é responsável por: coordenar a arrecadação e distribuição do IBS entre os estados, Distrito Federal e municípios; uniformizar a interpretação tributáriado IBS e do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos); gerir o contencioso administrativo e os contribuintes do IBS. A composição do Comitê Gestor do IBS é paritária, com representantes dos Estados, Distrito Federal e Municípios, garantindo uma gestão equilibrada e justa.

Reforma Tributária aprovada: principais impactos

  • Cashback – medida destinada a beneficiar famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único. A ideia é devolver uma parte dos impostos pagos sobre bens e serviços essenciais, como água, luz, gás encanado e alimentos. O mecanismo de devolução valerá para a aquisição do botijão de gás até 13 kg, serviços de energia elétrica, abastecimento de água, saneamento, gás canalizado e telefonia. A devolução será de 100% da CBS e 20% do valor correspondente à cobrança do IBS. O objetivo é aliviar a carga tributária sobre as famílias mais vulneráveis, tornando os produtos essenciais mais acessíveis. A implementação do cashback está prevista para começar em 2026, como parte da transição gradual para o novo sistema tributário.

  • Imposto Seletivo (IS) – apelidado de “Imposto do Pecado”, esse tributo será aplicado sobre produtos considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente. Conforme o texto, a tributação do IS abrangerá os seguintes itens: veículos, com exceção dos caminhões; embarcações e aeronaves; produtos de tabaco; bebidas alcoólicas; bebidas adoçadas, como sucos industrializados e refrigerantes; minérios; e apostas on-line, como concursos de previsões e fantasy sports. Contudo, veículos que possuam características técnicas específicas para o uso operacional das Forças Armadas ou das instituições de Segurança Pública estarão isentos dessa taxação.

  • Split paymentO split paymenté um sistema utilizado na Reforma Tributária para garantir que a parcela correspondente aos impostos seja diretamente destinada ao governo, reduzindo a possibilidade de sonegação fiscal e melhorando a eficiência da arrecadação tributária. A sua implementação visa aumentar a transparência, reduzir a sonegação e melhorar a eficiência na arrecadação de tributos.

  • Nanoempreendedor – cria-se uma nova figura, que é o profissional autônomo que fatura até R$ 40.500,00 (quarenta mil e quinhentosreais) por ano. O nanoempreendedor pode optar por permanecer no Simples Nacional, um regime simplificado destinado a micro e pequenas empresas que apresenta uma tributação em cascata, ou fazer a transição para o IVA, que possui uma alíquota mais alta, mas é não cumulativo. Ao optar pelo IVA, o nanoempreendedor deixará de contribuir para a Previdência Social.

Como a Reforma Tributária está redefinindo o Sistema Fiscal Brasileiro

A Reforma Tributária aprovada promete transformar profundamente o sistema fiscal brasileiro, trazendo não apenas mudanças nos impostos, mas também novos mecanismos de arrecadação e benefícios. Com a implementação gradual do IVA, a criação de tributos como o IBS e CBS, e inovações como o cashback, o Brasil se prepara para um cenário tributário mais eficiente e menos oneroso para as famílias de baixa renda.

As reformas tributárias propostas têm o potencial de equilibrar as cargas fiscais e promover uma economia mais justa e sustentável. Acompanhe as atualizações sobre a reforma tributária e fique por dentro de como essas mudanças impactarão empresas e cidadãos. Com a Reforma Tributária 2024, o futuro tributário do Brasil está se redesenhando e se tornando mais transparente, justo e eficiente.

Acompanhe as novidades trazidas pela Reforma Tributária através de nossas notícias, artigos do Blog Revista dos Tribunais e os lançamentos da Editora Revista dos Tribunais.

Descubra mais detalhes sobre o tema com o lançamento: Reforma Tributária Urgente

 

reforma tributária urgente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Viatura militar da ONU em operação em uma estrada rural, simbolizando a presença de paz e segurança internacional em áreas de conflito.

Governo Trump propõe eliminar financiamento de manutenção da paz da ONU

Por Jonathan Landay e Humeyra Pamuk WASHINGTON (Reuters) – O escritório de orçamento da Casa Branca propôs o fim do financiamento para missões de manutenção da paz das Nações Unidas, citando os fracassos das operações em Mali, Líbano e República Democrática do Congo, mostraram documentos internos de planejamento vistos pela

Sede da Organização Mundial da Saúde com bandeiras de diferentes países ao fundo, representando a atuação global em saúde pública.

Membros da OMS chegam a acordo sobre como mundo enfrentará futuras pandemias

Por Olivia Le Poidevin GENEBRA (Reuters) – Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a um acordo histórico nesta quarta-feira sobre como aprender com a Covid-19, que matou milhões de pessoas entre 2020 e 2022, e preparar o mundo para futuras pandemias. Os pontos de atrito no caminho

Imagem de líderes internacionais, incluindo Xi Jinping, em evento oficial. Os líderes estão em trajes formais numa cerimônia importante.

Presidente da China pede que ONU e sistemas multilaterais sejam mantidos

KUALA LUMPUR (Reuters) – O presidente da China, Xi Jinping, pediu apoio ao sistema internacional centrado na Organização das Nações Unidas (ONU), no comércio e no Estado de Direito durante uma viagem pelo Sudeste Asiático em meio a uma forte deterioração nas relações entre a China e os Estados Unidos.

Imagem do edifício da Reserva Federal dos Estados Unidos sob um céu nublado e ameaçador, destacando sua arquitetura majestosa.

Fed pode estar próximo de momento crítico em meio à incerteza tarifária

Por Ann Saphir e Howard Schneider WASHINGTON (Reuters) – As autoridades do Federal Reserve, ao concordarem que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desestabilizaram seu senso de direção da economia, podem estar próximas de enfrentar um intenso debate interno sobre a resposta correta da política monetária, incluindo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.