thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Liberdade Provisória: Conceitos, aplicação e atualizações

Liberdade provisória: entenda o recurso.

O instituto da liberdade provisória sofreu grandes modificações pela legislação penal brasileira nos últimos anos. Tem como objetivo impedir a manutenção de uma prisão cautelar desnecessária, ao mesmo tempo em que o acusado permanece vinculado ao processo.

Pode ser vista como uma situação intermediária entre a liberdade e a prisão cautelar, onde o acusado permanece com vínculo ativo ao Processo Penal, sem estar com sua liberdade restrita.

Trata-se de uma garantia estabelecida na Constituição Federal, em seu artigo 5º, LXVI:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LXVI – ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança.

É cabível desde a fase do inquérito policial, até o trânsito em julgado da sentença penal, e pode ser classificada em duas espécies: liberdade provisória com fiança; e liberdade provisória sem fiança, conforme art. 310, III, do Código de Processo Penal:

Art. 310. Após receber o auto de prisão em flagrante, no prazo máximo de até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prisão, o juiz deverá promover audiência de custódia com a presença do acusado, seu advogado constituído ou membro da Defensoria Pública e o membro do Ministério Público, e, nessa audiência, o juiz deverá, fundamentadamente:

[…]

II – conceder liberdade provisória, com ou sem fiança.

A concessão da liberdade provisória deve ser obrigatoriamente decretada pelo magistrado quando presentes os requisitos legais. Entretanto, há situações em que a lei proíbe a concessão aos suspeitos/acusados, em uma inovação que foi trazida pela Lei 13.964/2019, popularmente conhecida como “Pacote Anticrime”.

Referida proibição, que independe da imposição ou não de medidas cautelares, foi trazida com a inclusão do § 2º ao art. 310 do CPP, tendo entre seus objetivos, o de combater o crime organizado e a macrocriminalidade. À alteração, foi dada a seguinte redação:

§ 2º Se o juiz verificar que o agente é reincidente ou que integra organização criminosa armada ou milícia, ou que porta arma de fogo de uso restrito, deverá denegar a liberdade provisória, com ou sem medidas cautelares.

Nesse caso, importa observar o texto legal separadamente. Em um primeiro ponto, observa-se a existência de três situações em que ao acusado não poderá ser concedida a liberdade provisória:

  1. Agente reincidente;
  2. Integrante de organização criminosa armada/milícia;
  3. Que tenha porte arma de fogo de uso restrito.

 

Parte da doutrina considerou tal alteração inconstitucional, por criar uma limitação ao direito à liberdade, com maior rigidez no sistema penal, refletindo no aumento da agressividade e da severidade das medidas impostas para controle da criminalidade.

Segundo essa parcela da doutrina, há violação aos princípios constitucionais da liberdade, da presunção de inocência, da jurisdicionalidade e da proporcionalidade, configurando um verdadeiro compêndio de problemas avistados pela doutrina penalista com viés mais garantista.

Além disso, para crimes de racismo e crimes hediondos (e equiparados), que são considerados inafiançáveis pela Constituição Federal, não é possível a concessão de liberdade provisória com pagamento de fiança – observando a natureza inafiançável do delito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Entenda as mudanças na responsabilidade das plataformas digitais após a decisão do STF sobre o Marco Civil da Internet e os impactos do PL 2.630.

Responsabilidade Civil das Plataformas Digitais

Responsabilidade das Plataformas Digitais no Brasil: Da recente decisão sobre a inconstitucionalidade parcial do art. 19 do MCI aos futuros desafios regulatórios. A Era da Responsabilidade Digital: as redes sociais na mira da lei As redes sociais evoluíram e deixaram de ser apenas espaços para compartilhar fotos ou reencontrar amizades.

Imagem de Mauricio Bunazar promovendo diálogos e comunicação eficaz em ambiente corporativo, ideal para melhorar habilidades de liderança e relacionamento profissional.

DIÁLOGOS: Maurício Bunazar fala sobre Reforma do Código Civil

A série “Diálogos” proporciona uma visão fascinante sobre as mentes desses estudiosos que dão vida aos livros que tanto apreciamos! A cada mês, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre suas inspirações, processos de escrita e as jornadas que os levaram a se tornarem os autores que são hoje.

Grãos de café maduros e verdes crescendo em uma planta, com uma pessoa ao fundo no ambiente de um campo de cultivo.

Exportação de café do Brasil tem 1ª alta mensal desde março, aponta Secex

SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) – A exportação de café verde do Brasil registrou em dezembro a primeira alta mensal na comparação com o mesmo mês do ano anterior desde março, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No período, o maior exportador global de café lidou com

Equipe de suporte técnico em operação no centro de controle, focada na gestão de sistemas de telefonia correspondente ao serviço de telefonia fixa por assinatura.

Ações de chips saltam com otimismo sobre IA e Dow Jones fecha em recorde

Por Noel Randewich 6 Jan (Reuters) – Wall Street encerrou em alta nesta terça-feira, conforme ações de chips subiram devido ao otimismo renovado em relação à inteligência artificial (IA), enquanto a Moderna avançou e o índice Dow Jones atingiu um recorde. O S&P 500 subiu 0,62%, para 6.944,82 pontos. O

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.