REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Golpes Digitais: Como Identificar, Prevenir e Agir Contra Ameaças Virtuais

Golpes Digitais: Como Identificar, Prevenir e Agir Contra Ameaças Virtuais

A obra “Golpes Digitais: Como Identificar, Prevenir e Agir Contra Ameaças Virtuais” em sua 1ª edição, foi escrita pelos advogados especializados em Direito Digital: Bernardo de Azevedo e Souza e Raphael Rios Chaia Jacob, e é um guia abrangente, que explora os desafios enfrentados no cenário contemporâneo, onde a tecnologia, ao mesmo tempo que facilita nossas vidas, é explorada de maneira prejudicial por infratores que utilizam técnicas cada vez mais sofisticada para aplicar golpes no meio digital.

O livro, resultado do esforço conjunto dos autores, que também são professores de cursos de graduação e pós-graduação em Direito, busca oferecer ao leitor um guia prático para entender e combater golpes digitais. O principal objetivo da obra é capacitar o leitor com as habilidades necessárias para identificar, prevenir e agir contra as ameaças virtuais, proporcionando-lhe a capacidade de navegar com segurança em um mundo digital, que se encontra em constante evolução.

A estrutura da obra, dividida em três partes, demonstra um ponto de vista cuidadoso e organizado. Na primeira parte, os autores exploram a intrincada relação entre a sociedade digital e o crime. Destacam como os avanços tecnológicos têm impactado as práticas criminosas, levando ao surgimento de novos delitos. Além disso, analisam as implicações da progressão tecnológica na criminalidade, abordando estratégias sofisticadas de engenhosidade social utilizadas para fins criminosos. Essa seção oferece uma compreensão aprofundada do panorama atual das ameaças virtuais.

A segunda parte do livro traz os golpes digitais em espécie, como o golpe do pix, falso emprego, link falso, falsa central de atendimento, sequestro de dados, boleto, empréstimo, “da novinha” e do catfish, além de cada capítulo iniciar com uma descrição detalhada dos golpes que foram citados. A abordagem específica desses golpes fornece ao leitor informações detalhadas sobre as diferentes formas de ataques digitais, permitindo uma compreensão prática e a identificação de possíveis ameaças.

Na terceira parte, a obra foca nas evoluções tecnológicas e na necessidade de preparação para enfrentar os desafios futuros. Os autores destacam a importância de agir de maneira proativa para se proteger contra ameaças virtuais, reconhecendo a constante evolução do cenário digital. É analisado as fraudes sofisticadas que já estão se manifestando globalmente, como o furto de impressões digitais, práticas com deepfakes e sextorsão com inteligência artificial. Essa seção orienta o leitor sobre como se manter atualizado diante das mudanças tecnológicas e desenvolver uma postura preventiva em relação à segurança digital.

O tom didático e acessível dos autores torna o livro não apenas informativo, mas também prático e aplicável. A combinação de experiência prática e teórica dos autores fornece uma visão equilibrada das complexidades do Direito Digital e das ameaças virtuais, tornando a obra uma ferramenta valiosa para estudantes, profissionais da área e qualquer pessoa interessada em compreender e se proteger contra os golpes digitais na era moderna.

O público-alvo abrange tanto os estudantes de Graduação e Pós-Graduação, Advogados, Departamentos Jurídicos de empresas, Juízes, Operadores do Direito atuantes no âmbito de inovação jurídica, quanto aos interessados em temas envolvendo a relação de transparência de dados e judiciário.

Conheça a obra:

Livro golpes digitais

 

 

 

Mais lidas

Post Relacionado