thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que Esperar a Partir de 2023?

O Que Esperar da Área do Direito a Partir de 2023?

No texto Relevância no Recurso Especial: a Emenda Constitucional que deve mudar o acesso ao STJ, publicado anteriormente neste blog, foram debatidas as inúmeras consequências e dúvidas jurídicas que a EC 125/22 trouxe ao direito. No entanto, a mudança de governo, as demandas econômicas e a exigência da sociedade civil por uma modernização estatal, apontam que essa foi, provavelmente, apenas uma amostra do que está por vir a partir de 2023.

Além da famosa e sempre vindoura reforma tributária, que ganha cada vez mais apoiadores fora do parlamento, podemos imaginar uma possibilidade, ao menos remota, de o Congresso Nacional fazer andar uma possível proposta de reforma administrativa e outra, relacionada ao processo penal. Apesar de serem tótens sempre presentes nas discussões sobre as alterações legislativas, não podemos ignorar que a sociedade está cada vez mais envolta e engajada nas questões políticas e esse pode ser o empurrão que faltava para desencadear tais mudanças para além dos discursos eleitorais.

Dito isso, de modo geral, a eleição de um novo governo nos aponta para o que pode ser mais ou menos provável de acontecer, em razão da força do Poder Executivo de influenciar o Poder Legislativo. Além de deter a administração geral da máquina pública federal, o Presidente da República possui competência exclusiva para iniciar alterações legislativas de uma série de assuntos, bem como pode atuar negativamente, vetando textos previamente aprovados.

O Campo Político e Social em 2023

Assim para 2023, dado o escopo político e ideológico do partido vencedor, pontuais alterações na legislação trabalhista possuem maiores chances de ocorrer, principalmente no que diz respeito aos considerados pontos polêmicos da reforma trabalhista de 2017 e a tão falada regulamentação dos aplicativos, que marcam a era da “uberização” das atividades laboriosas.

Além dessas alterações, as questões ambientais, principalmente por demanda externa, também podem aparecer com maior peso nas tratativas entre governo e congresso, e a influência da administração pode ser mais poderosa do que estava sendo até então, em razão do fim, pelo Supremo, do que se convencionou chamar de “orçamento secreto”.

A Nova Lei de Licitações

Por fim, para não ficarmos apenas nas possibilidades, é interessante lembrar que 2023 é o ano que, a partir de abril, teremos a vigência única da nova lei de licitações, aprovada em 2021, encerrando de vez a era da Lei 8.666/93, bem como teremos a regulamentação infraconstitucional do filtro da relevância nos Recursos Especiais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares

Imagem de um idoso com cabelo branco, barba grisalha, vestindo terno cinza e gravata, em uma ocasião formal, com expressão séria e ao fundo pessoas em um evento ao ar livre.

Lula diz que vetará projeto sobre dosimetria

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que vetará o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.