thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que Esperar a Partir de 2023?

O Que Esperar da Área do Direito a Partir de 2023?

No texto Relevância no Recurso Especial: a Emenda Constitucional que deve mudar o acesso ao STJ, publicado anteriormente neste blog, foram debatidas as inúmeras consequências e dúvidas jurídicas que a EC 125/22 trouxe ao direito. No entanto, a mudança de governo, as demandas econômicas e a exigência da sociedade civil por uma modernização estatal, apontam que essa foi, provavelmente, apenas uma amostra do que está por vir a partir de 2023.

Além da famosa e sempre vindoura reforma tributária, que ganha cada vez mais apoiadores fora do parlamento, podemos imaginar uma possibilidade, ao menos remota, de o Congresso Nacional fazer andar uma possível proposta de reforma administrativa e outra, relacionada ao processo penal. Apesar de serem tótens sempre presentes nas discussões sobre as alterações legislativas, não podemos ignorar que a sociedade está cada vez mais envolta e engajada nas questões políticas e esse pode ser o empurrão que faltava para desencadear tais mudanças para além dos discursos eleitorais.

Dito isso, de modo geral, a eleição de um novo governo nos aponta para o que pode ser mais ou menos provável de acontecer, em razão da força do Poder Executivo de influenciar o Poder Legislativo. Além de deter a administração geral da máquina pública federal, o Presidente da República possui competência exclusiva para iniciar alterações legislativas de uma série de assuntos, bem como pode atuar negativamente, vetando textos previamente aprovados.

O Campo Político e Social em 2023

Assim para 2023, dado o escopo político e ideológico do partido vencedor, pontuais alterações na legislação trabalhista possuem maiores chances de ocorrer, principalmente no que diz respeito aos considerados pontos polêmicos da reforma trabalhista de 2017 e a tão falada regulamentação dos aplicativos, que marcam a era da “uberização” das atividades laboriosas.

Além dessas alterações, as questões ambientais, principalmente por demanda externa, também podem aparecer com maior peso nas tratativas entre governo e congresso, e a influência da administração pode ser mais poderosa do que estava sendo até então, em razão do fim, pelo Supremo, do que se convencionou chamar de “orçamento secreto”.

A Nova Lei de Licitações

Por fim, para não ficarmos apenas nas possibilidades, é interessante lembrar que 2023 é o ano que, a partir de abril, teremos a vigência única da nova lei de licitações, aprovada em 2021, encerrando de vez a era da Lei 8.666/93, bem como teremos a regulamentação infraconstitucional do filtro da relevância nos Recursos Especiais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

Primeiro-ministro Narendra Modi e então-presidente Jair Bolsonaro em um aperto de mãos durante encontro oficial, com expressão cordial. Foto capturada em um ambiente formal, destacando o relacionamento diplomático entre Índia e Brasil.

Primeiro-ministro da Índia e Lula conversam sobre parceria estratégica

22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do

Tanques de armazenamento de grãos despejando produto em silos agrícolas, representando a agricultura e a produção de alimentos em campo.

Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O esmagamento de soja no Brasil deverá alcançar um recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões em 2025, segundo levantamento mensal da associação da indústria Abiove divulgado nesta quinta-feira. Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 177,124

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.