REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Direito Civil
  • Alienação Fiduciária de Bens Imóveis, 2ª Edição: Uma Abordagem Abrangente e Atualizada para Profissionais e Estudantes do Direito

Alienação Fiduciária de Bens Imóveis, 2ª Edição: Uma Abordagem Abrangente e Atualizada para Profissionais e Estudantes do Direito

Alienação Fiduciária de Bens Imóveis, 2ª Edição: Uma Abordagem Abrangente e Atualizada para Profissionais e Estudantes do Direito

Alienação Fiduciária de Bens Imóveis

A obra “Alienação Fiduciária de Bens Imóveis” do autor Leandro Marmo, com prefácio do Ex-Ministro do Superior Tribunal de Justiça Fernando Gonçalves, e apresentação de Nelson Willians, Advogado, Fundador e Presidente do Nelson Wilians Advogados, chega à sua segunda edição. O texto oferece uma análise abrangente e atualizada sobre a alienação fiduciária no contexto do direito brasileiro, abordando questões cruciais relacionadas à satisfação rápida de créditos inadimplidos, uma preocupação constante na sociedade. O autor destaca a evolução do direito brasileiro nas últimas décadas, especificamente a introdução da alienação fiduciária de bem imóvel pela Lei 9.514/97.

Uma das principais contribuições da obra é a exploração da execução extrajudicial dessa modalidade de garantia, que oferece uma alternativa ágil e eficaz em comparação com os procedimentos judiciais tradicionais. Ao destacar que a execução extrajudicial pode resultar na satisfação integral do crédito em 90 dias, Marmo ressalta a relevância dessa abordagem na busca por soluções mais rápidas e eficientes para questões de inadimplência.

No entanto, o autor não deixa de abordar os desafios e cuidados necessários ao lidar com a execução extrajudicial da alienação fiduciária. Ele destaca a necessidade de atenção por parte dos profissionais do direito, especialmente quando se trata da mitigação do contraditório e da ampla defesa, elementos essenciais no sistema jurídico.

Subdividida em 5 capítulos a obra contém: 

  1. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL EM GARANTIA; 
  2. INULIDADES NA CONSTITUIÇÃO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA IMOBILIÁRIA EM GARANTIA
  3. NULIDADES NA EXECUÇÃO DA GARANTIA FIDUCIÁRIA IMOBILIÁRIA
  4. NULIDADES DO LEILÃO EXTRAJUDICIAL
  5. QUESTÕES POLÊMICAS ENVOLVENDO A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS


A obra se destaca ao abordar temas de interesse específico daqueles que defendem os interesses do devedor-fiduciante. Os capítulos didáticos oferecem uma abordagem detalhada sobre o procedimento extrajudicial, orientando o profissional que pode se deparar com casos complexos sem ter conhecimento imediato dos detalhes do processo perante o Cartório de Registro de Imóveis.

Ao explorar questões históricas, conceitos e elementos da garantia, o autor enriquece a compreensão do leitor sobre a alienação fiduciária. Além disso, a obra mergulha nas possíveis nulidades na constituição, execução e leilão, bem como em questões polêmicas, incluindo a (im)possibilidade de cobrar judicialmente o débito, o adimplemento substancial, o marco para purgação da mora, e a retenção ou intervenção por benfeitorias.

Marco das Garantias e Alienação Fiduciária

A inclusão de posicionamentos atualizados da doutrina e jurisprudência, juntamente com teses inovadoras, proporciona ao leitor uma visão abrangente e atualizada da matéria. O autor não apenas apresenta os conceitos estabelecidos, mas também discute as recentes alterações legais, como as introduzidas pela Lei 14.711/23, recentemente sancionada e conhecida como Marco das Garantias, que ensejou uma série de atualizações na obra e a conceitua como a primeira obra no mercado a ser publicada já atualizada com a recente legislação.

“Em uma hierarquia de garantias, já vimos que, enquanto a hipoteca fora denominada como a “rainha das garantias” – reine des sûretés, com a instituição da alienação fiduciária sobre imóveis, esta passou a ser denominada de “supergarantia”. Na mesma proporção em que a alienação fiduciária possui inúmeros benefícios e garantias suplementares ao credor fiduciário, comparando-se com a garantia hipotecária, temos igualmente a existência de ônus mais pesado e menos direitos resguardados ao devedor fiduciante. 

O entendimento jurídico de que o bem de família, imóvel residencial destinado à moradia da entidade familiar, é um direito indisponível e irrenunciável e, que não pode ser derrogado nem mesmo pela vontade do devedor que, a princípio, chegou a concordar com a constituição da garantia hipotecária, e com isso considera-se nula tal garantia, parece-nos evidente que, com muito mais razão, deve se aplicar esse mesmo entendimento para se declarar a nulidade da garantia fiduciária sobre um bem de família, eis que, conforme já exposto, trata-se de uma garantia que implica imposição de ônus mais pesado e usurpação de mais direitos do devedor.” (MARMO, Leandro. 2023. p 66 a 67).

O público-alvo abrange tanto os estudantes de Graduação e Pós-Graduação, quanto os profissionais do direito, magistrados, advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Clique e conheça a obra:

Capa de livro com fundo roxo, título "Alienação Fiduciária de Bens Imóveis", e nome do autor acima.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Michael Bloomberg em uma conferência, gesticulando durante seu discurso. Ele é conhecido por sua atuação na política e negócios.

Michael Bloomberg anuncia financiamento a órgão climático da ONU após retirada de Trump

Por Valerie Volcovici WASHINGTON (Reuters) – O braço filantrópico do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg disse nesta quinta-feira que fornecerá fundos para ajudar a cobrir a contribuição dos Estados Unidos ao orçamento do órgão climático da Organização das Nações Unidas (ONU), preenchendo uma lacuna deixada pelo presidente Donald Trump.

Imagem do logotipo do LinkedIn em fundo escuro. A plataforma é uma rede social voltada para profissionais e negócios.

LinkedIn é processado por divulgar informações de usuários para treinar IA

Por Jonathan Stempel (Reuters) – O LinkedIn, da Microsoft, está sendo processado por clientes Premium da plataforma que afirmaram que a rede social corporativa divulgou suas mensagens privadas a terceiros sem permissão para treinar modelos de inteligência artificial generativa. De acordo com uma proposta de ação coletiva apresentada na noite

Lula e Rui Costa em conversa durante evento político, destacando a importância da colaboração entre líderes na gestão pública.

Governo buscará medidas para baixar preços dos alimentos, diz Rui Costa

Por Eduardo Simões e Bernardo Caram e Maria Carolina Marcello (Reuters) – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará reuniões para adotar medidas com o objetivo de reduzir os preços dos alimentos aos consumidores, ao mesmo