thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A ONU e seu papel na promoção da paz e justiça mundial

bandeira da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que tem como objetivo promover a paz e a cooperação entre os países. Ela foi criada em 1945 e atualmente conta com 193 países-membros. Através de debates e negociações, a ONU atua buscando soluções para problemas globais e promovendo a paz e a segurança internacional. Sua estrutura é complexa, dividida em seis órgãos principais, cada um com funções específicas e poderes diferentes. A organização almeja combater a pobreza, fome, doenças e desigualdades, proteger os Direitos Humanos, promover a igualdade de gênero, fomentar o desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente.

A Carta das Nações Unidas, documento de criação da ONU, foi assinada em 1945, ano emblemático que marcou o fim da 2ª Guerra Mundial. A solene cerimônia ocorreu em São Francisco, contando com a participação de 50 países que se uniram para discutir os rumos do mundo pós-guerra. Este documento histórico estabeleceu os princípios e objetivos da ONU, que se tornou a voz global na busca pela paz, segurança e cooperação internacional. Sua criação foi motivada pela necessidade de evitar um novo conflito armado de proporções mundiais, visto que a Liga das Nações (1919–1946), sua antecessora, não conseguiu atingir plenamente seus objetivos, levando à necessidade de uma nova organização mais eficaz e representativa. 

A Atuação da ONU

Como dito anteriormente, atualmente a ONU conta com 193 países-membros, que têm o poder de definir políticas e escolher como agir em determinadas situações, além de financiar a organização. O financiamento é protocolar a partir do momento em que o país adentra a organização e a definição do valor é feita de acordo com a riqueza e desenvolvimento de cada nação. Importante ressaltar que o Brasil é um dos países-membros fundadores da ONU, foi um dos pouquíssimos países a ter representantes mulheres em sua delegação na Conferência de São Francisco, ratificou a Carta das Nações Unidas ainda em 1945 e possui representação fixa da organização em seu território desde 1947.

Embora não sejam obrigados a integrá-la, ao adentrarem na organização, os países devem concordar com os princípios e valores que regem a ONU. Além disso, é fundamental que esses países também se comprometam com a construção das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas metas têm como objetivo promover um mundo mais justo, igualitário e sustentável para todos. 

Os idiomas oficiais da organização são: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo, sendo sua sede localizada nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Nova York. A estrutura da organização é complexa e se divide em seis órgãos principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Corte Internacional de Justiça e Secretariado. Além destes, a organização também conta com os órgãos especializados como: UNESCO (promove educação, ciência e cultura), FAO (atua na área da agricultura e alimentação); UNICEF (responsável pela proteção e promoção dos direitos das crianças) e a OMS (garante saúde e o bem-estar de todas as pessoas).

Como funciona a ONU?

A figura de maior destaque no âmbito administrativo da organização é o Secretário-Geral. Como chefe do Secretariado, ele desempenha um papel fundamental nas reuniões dos demais órgãos da ONU. Além disso, é responsável por elaborar um relatório anual à Assembleia Geral, no qual são apresentados os trabalhos realizados pela organização ao longo do ano. Sua atuação também tem como objetivo aproximar as partes envolvidas, evitando o surgimento, o aumento ou a disseminação de conflitos internacionais. 

Vale ressaltar que o Secretário-Geral possui a importante atribuição de chamar a atenção do Conselho de Segurança para qualquer questão que, em sua visão, possa representar uma ameaça à paz e à segurança mundial. É importante destacar ainda que a escolha do Secretário-Geral é feita pela Assembleia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança.

A Assembleia-Geral é o principal órgão deliberativo da organização, onde todos os países-membros têm participação e o voto é universal, garantindo igualdade entre seus membros. As resoluções votadas e aprovadas na assembleia possuem caráter de recomendação, não sendo obrigatórias. Nesse importante encontro, são discutidas formas de melhorar as condições de vida das crianças, dos jovens e das mulheres, além de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, meio ambiente e Direitos Humanos. 

Além disso, são tomadas decisões sobre as contribuições dos Estados-membros e como devem ser utilizadas e, por fim, são eleitos os novos Secretários-Gerais da Organização. Essa assembleia desempenha um papel fundamental na busca por soluções e avanços globais, promovendo debates e ações que impactam diretamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Além da Assembleia-Geral, um órgão com função primordial na ONU é o Conselho de Segurança, responsável pela paz e segurança internacional. Composto por 15 membros, sendo cinco permanentes e dez não-permanentes, ele tem o poder de tomar decisões cruciais, como autorizar intervenções militares em países em guerra, operações de países em conflito e a execução de políticas. A diferença mais significativa entre os membros permanentes e não-permanentes é o direito de veto, conferido apenas aos primeiros. Isso significa que eles têm o poder de impedir a implementação de políticas, ações ou diretrizes relativas à segurança internacional, mesmo que aprovadas por unanimidade pelos demais membros.

É importante ressaltar que as decisões tomadas pelo Conselho de Segurança devem ser respeitadas e cumpridas por todos os membros das Nações Unidas. Suas principais funções incluem: manter a paz e a segurança internacional, determinar a criação, continuação e encerramento das Missões de Paz, investigar situações que possam levar a um conflito internacional, recomendar métodos de diálogo entre os países, elaborar planos de regulamentação de armamentos, avaliar ameaças à paz, solicitar a aplicação de sanções econômicas e outras medidas para impedir ou deter agressões, recomendar a adesão de novos membros à ONU e sugerir a eleição de um novo Secretário-Geral à Assembleia Geral.

A importância global da ONU é o diferencial da organização, que atua de maneira primordial na promoção da paz e do desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Através de sua estrutura complexa e suas diversas agências especializadas, a ONU busca soluções inovadoras para problemas globais, sempre com o intuito de garantir a paz, a igualdade, a justiça e a segurança para todos os povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

Primeiro-ministro Narendra Modi e então-presidente Jair Bolsonaro em um aperto de mãos durante encontro oficial, com expressão cordial. Foto capturada em um ambiente formal, destacando o relacionamento diplomático entre Índia e Brasil.

Primeiro-ministro da Índia e Lula conversam sobre parceria estratégica

22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do

Tanques de armazenamento de grãos despejando produto em silos agrícolas, representando a agricultura e a produção de alimentos em campo.

Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O esmagamento de soja no Brasil deverá alcançar um recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões em 2025, segundo levantamento mensal da associação da indústria Abiove divulgado nesta quinta-feira. Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 177,124

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.