thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Visita dos EUA à Groenlândia é inaceitável, diz premiê dinamarquesa

Imagem de mulher sorrindo em frente a bandeiras da União Europeia. A mulher está usando um paletó claro e é possível notar seu envolvimento em atividades políticas.

CONPENHAGUE (Reuters) – Os Estados Unidos estão exercendo “pressão inaceitável” sobre a Groenlândia, disse a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, nesta terça-feira, antes de uma visita não solicitada de uma delegação norte-americana de alto nível ao território dinamarquês semi-autônomo nesta semana.

A visita, que vai de quinta-feira a sábado, será liderada por Usha Vance, esposa do vice-presidente dos EUA, JD Vance, e incluirá o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Mike Waltz, e o secretário de Energia, Chris Wright.

Na segunda-feira, o presidente Donald Trump reiterou sua sugestão de que os EUA deveriam assumir o controle da Groenlândia, dizendo que a vasta ilha é importante para a segurança nacional dos EUA. Frederiksen rejeitou a proposta.

“Tenho que dizer que é inaceitável a pressão que está sendo exercida sobre a Groenlândia e a Dinamarca nessa situação. E é uma pressão à qual resistiremos”, disse ela às emissoras dinamarquesas DR e TV2.

O chefe de governo interino da Groenlândia, Mute Egede, classificou a visita como uma “provocação”, uma vez que coincide com as negociações da coalizão governamental e as eleições municipais programadas para a semana seguinte.

Desde a visita particular de Donald Trump Jr. à ilha rica em minerais em janeiro, Trump tem discutido constantemente a anexação da Groenlândia pelos EUA.

Na segunda-feira, Trump disse que seu governo estava trabalhando com “pessoas na Groenlândia” que querem que algo aconteça, mas não entrou em detalhes.

“A visita claramente não é sobre o que a Groenlândia precisa ou quer”, disse Frederiksen. “O presidente Trump está falando sério. Ele quer a Groenlândia. Portanto, (essa visita) não pode ser vista independentemente de qualquer outra coisa”, afirmou Frederiksen.

Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse que o objetivo da delegação é “aprender sobre a Groenlândia, sua cultura, história e povo”.

Frederiksen contestou a noção de uma visita particular com representantes oficiais. Ela disse que a Dinamarca não se opõe aos laços com os Estados Unidos, citando um acordo bilateral de 1951 que estabeleceu os direitos dos EUA de circular livremente e construir bases militares na Groenlândia, desde que a Dinamarca e a Groenlândia sejam notificadas.

“Somos aliados”, disse ela, acrescentando: “Não há nenhuma indicação, seja na Dinamarca ou na Groenlândia, de que não queremos cooperar com os americanos.”

(Reportagem de Jacob Gronholt-Pedersen e Louise Breusch Rasmussen)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dinheiro com retrato de George Washington, destacando o valor alto e características de uma nota de grande valor.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Homem dirigindo um carro ao ar livre, com paisagem de campo ao fundo. Pessoa de cabelo grisalho, sorrindo levemente enquanto contempla a direção.

Departamento de Justiça dos EUA divulga nova remessa dos arquivos de Epstein

Por Brad Heath WASHINGTON, 23 Dez (Reuters) – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um novo conjunto de documentos de suas investigações sobre o falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, incluindo vídeos de câmeras de circuito interno e registros legais. A mais recente divulgação envolve cerca

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.