thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vice-ministro das Relações Exteriores da China participa de reunião do G20 no Brasil

Vice-ministro das Relações Exteriores da China participa de reunião do G20 no Brasil

PEQUIM (Reuters) – O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, participará da reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20 nesta semana no Rio de Janeiro, informou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira.

O ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, não pôde comparecer à reunião devido a conflitos de agenda, disse o porta-voz Mao Ning em uma coletiva de imprensa regular. Wang está na Europa, onde se reuniu com uma série de líderes da Alemanha, Espanha e França.

O G20 deste ano está sendo presidido pelo Brasil e esta será a primeira reunião do ano dos ministros das Relações Exteriores das principais economias do mundo.

De acordo com o site do G20 Brasil, o grupo deve discutir uma série de questões, incluindo “a situação no Oriente Médio e a ofensiva russa na Ucrânia, que continuam a gerar preocupação global com a crise humanitária e as consequências geopolíticas e econômicas dos conflitos”.

Em um comunicado também nesta quarta-feira, a Rússia chamou qualquer discussão do G20 sobre a Ucrânia de “destrutiva”.

Quando perguntado sobre a inclusão da crise da Ucrânia na agenda e a objeção da Rússia, Mao disse que o G20 é o principal fórum para a cooperação econômica internacional, “não uma plataforma para resolver questões geopolíticas e de segurança”.

“Esperamos que essa reunião de ministros das Relações Exteriores ajude a promover a solidariedade e a cooperação entre todas as partes e faça contribuições positivas para o crescimento econômico mundial e o desenvolvimento global”, disse Mao.

Ma se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, na terça-feira, onde destacou o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Brasil, de acordo com um comunicado separado do Ministério das Relações Exteriores da China divulgado nesta quarta-feira.

Mao disse que a China quer cooperar ainda mais com o Brasil no fortalecimento de estratégias de desenvolvimento e colaboração em vários campos, e levar as relações a um novo patamar, segundo o comunicado.

(Reportagem de Liz Lee e Redação Pequim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem sorridente com barba branca e cabelo grisalho, vestindo terno azul e gravata listrada, falando em evento com fundo de plantas verdes e bandeira do Brasil

Lula indica Jorge Messias para vaga no STF

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada do ex-presidente da corte Luís Roberto Barroso, informou o Palácio do

Khadija Uree e Ursula von der Leyen em um evento oficial, trocando cumprimentos com bandeiras do Reino Unido, União Europeia e África ao fundo, simbolizando uma reunião diplomática entre líderes.

UE defenderá OMC mais forte ao apoiar comércio baseado em regras, diz Von der Leyen

JOHANESBURGO (Reuters) – A União Europeia ainda apoia o comércio mundial baseado em regras e defenderá uma Organização Mundial do Comércio (OMC) mais forte, reformada e relevante na cúpula do G20, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira. Ela acrescentou que a UE está trabalhando

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.