thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

União Europeia mira plataforma X em 1ª investigação de conteúdo ilegal

União Europeia mira plataforma X em 1ª investigação de conteúdo ilegal

ESTOCOLMO (Reuters) – A União Europeia está investigando a empresa de mídia social X — anteriormente conhecida como Twitter — por suspeita de violações de obrigações relacionadas, em parte, a publicações após os ataques do Hamas a Israel, em sua primeira investigação sob a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês).

A DSA entrou em vigor em novembro do ano passado e exige que grandes plataformas online e ferramenas de busca façam mais para combater conteúdo ilegal e riscos à segurança pública.

A investigação se concentrará em combater a disseminação de conteúdo ilegal na UE e na eficácia das medidas tomadas para enfrentar a manipulação de informações, incluindo o sistema de “notas da comunidade”, afirmou a comissão.

Este ano, o X lançou seu recurso “Notas da Comunidade”, que permite aos usuários comentar em publicações para sinalizar conteúdo falso ou enganoso, efetivamente terceirizando a verificação de fatos para os usuários, em vez de manter uma equipe dedicada.

A investigação também examinará diferentes aspectos do negócio da empresa, incluindo o acesso a dados fornecido a pesquisadores.

A plataforma X continua comprometida em cumprir a DSA e está cooperando com o processo regulatório, afirmou a empresa em comunicado nesta segunda-feira.

“É importante que este processo permaneça livre de influência política e siga a lei”, acrescentou.

(Reportagem de Supantha Mukherjee em Estocolmo; reportagem adicional de Tassilo Hummel em Paris, Alvise Armellini em Roma e Arsheeya Bajwa em Bengaluru)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Donald Trump caminhando em um pátio com bandeiras ao fundo, usando um casaco e segurando um boné vermelho, simbolizando uma presença política significativa.

Brasil critica tarifa de 10% imposta por Trump e pode recorrer à OMC

(Reuters) – O governo brasileiro lamentou na noite desta quarta-feira a imposição pelos Estados Unidos de tarifa adicional de 10% sobre os produtos importados do Brasil, acrescentando que avalia todas possibilidades de resposta, incluindo um recurso à Organização Mundial de Comércio (OMC). No fim da tarde, o presidente dos EUA,

Donald Trump assinando um documento em um evento oficial no Jardim das Rosas da Casa Branca, decorado com bandeiras dos Estados Unidos ao fundo.

Tarifas de Trump provocam promessas globais de contramedidas

(Reuters) – Governos de todo o mundo prometeram contramedidas contra os Estados Unidos depois que o presidente Donald Trump divulgou na quarta-feira uma nova tarifa básica de 10% sobre produtos de todos os países, além de tarifas recíprocas sobre aqueles que, segundo seu governo, têm altas barreiras às importações dos