thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UE lança investigação antitruste contra Meta sobre uso de IA no WhatsApp

Imagem de um smartphone mostrando o ícone do WhatsApp na tela, com foco no dedo tocando o aplicativo, representando uso de mensagens instantâneas.

Por Foo Yun Chee e Mrinmay Dey e Rishabh Jaiswal

BRUXELAS, 4 Dez (Reuters) – Bruxelas abriu uma investigação antitruste contra a Meta por causa do lançamento de recursos de inteligência artificial no WhatsApp, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira, no momento em que o uso de IA generativa pelas Big Techs está sob crescente escrutínio.

A medida, relatada anteriormente pela Reuters e pelo Financial Times, é a mais recente ação dos órgãos reguladores europeus contra grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Google, da Alphabet, conforme o bloco procura equilibrar o apoio ao setor com os esforços para conter sua influência.

A postura mais rígida da Europa sobre regulamentação provocou uma resistência do setor, especialmente por parte dos titãs da tecnologia dos EUA, e levou a críticas do governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

A Comissão Europeia disse que a investigação analisará a nova política da Meta que limitaria o acesso de outros provedores de IA ao WhatsApp, um potencial impulso para seu próprio sistema “Meta AI” integrado à plataforma neste ano.

A chefe antitruste da UE, Teresa Ribera, afirmou em um comunicado que a medida visa garantir que os cidadãos e as empresas europeias possam se beneficiar totalmente da IA e impedir que as empresas dominantes “abusem de seu poder para excluir concorrentes inovadores”.

“Os mercados de IA estão crescendo na Europa e além”, disse ela. “É por isso que estamos investigando se a nova política da Meta pode ser ilegal de acordo com as regras de concorrência.”

Um porta-voz do WhatsApp chamou as alegações de “infundadas”, acrescentando que o surgimento de chatbots em suas plataformas havia colocado uma “pressão em nossos sistemas que eles não foram projetados para suportar”, uma referência aos sistemas de IA de outros provedores.

“Ainda assim, o espaço de IA é altamente competitivo e as pessoas têm acesso aos serviços de sua escolha de várias maneiras, incluindo lojas de aplicativos, mecanismos de pesquisa, serviços de email, integrações de parceria e sistemas operacionais.”

 

META AI VS. CHATBOTS DE IA RIVAIS

O Meta AI, um chatbot e assistente virtual, foi incorporado à interface do WhatsApp nos mercados europeus desde março. A Comissão disse que uma nova política totalmente aplicável a partir de 15 de janeiro de 2026 pode impedir que provedores de IA concorrentes cheguem aos clientes por meio da plataforma.

“Se comprovadas, as práticas sob investigação podem violar as regras de concorrência da UE que proíbem o abuso de uma posição dominante”, disse a Comissão.

O órgão de vigilância antitruste da Itália abriu uma investigação paralela em julho sobre as alegações de que a Meta alavancou seu poder de mercado ao integrar uma ferramenta de IA ao WhatsApp. A investigação foi ampliada em novembro para examinar se a Meta abusou ainda mais de seu domínio ao bloquear chatbots de IA rivais da plataforma de mensagens.

A investigação antitruste é um meio mais tradicional de investigação do que a Lei de Mercados Digitais da UE, a legislação histórica do bloco atualmente usada para avaliar os serviços de nuvem da Amazon e da Microsoft para possíveis restrições.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília com a bandeira do Brasil ao vento, capturada ao pôr do sol, destacando a importância do símbolo nacional.

CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares

SÃO PAULO, 4 Dez (Reuters) – A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou na quarta-feira a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares, e o texto seguirá agora para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, de

Ruínas de uma antiga cidade destruída com uma torre alta ao centro, indicando um cenário de devastação e destruição de patrimônio histórico.

Moradores de Gaza buscam preservar patrimônio cultural danificado pela guerra

Por Dawoud Abu Elkas e Ramadan Abed GAZA, 3 Dez (Reuters) – Com 70.000 mortos, incontáveis feridos, centenas de milhares de pessoas desabrigadas e distritos inteiros destruídos, a tarefa de reconstrução de Gaza é quase incompreensível. Mas em alguns locais onde os monumentos históricos mais valiosos do enclave foram severamente

Trator agrícola trabalhando em campo de milho durante a colheita na zona rural brasileira, facilitando a agricultura e a produção de alimentos.

Recuperação judicial é o tema que mais afeta crédito do agronegócio, diz secretário

3 Dez (Reuters) – Os crescentes registros de recuperação judicial no agronegócio brasileiro estão dificultando a concessão de crédito para o produtor, na medida em que bancos ficam mais rigorosos para liberar recursos, afirmou nesta quarta-feira o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Campos. “Porque é o

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.