REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UE diz que condições necessárias para concluir acordo comercial com Mercosul ainda não foram atendidas

UE diz que condições necessárias para concluir acordo comercial com Mercosul ainda não foram atendidas

UE diz que condições necessárias para concluir acordo comercial com Mercosul ainda não foram atendidas

Por Kate Abnett

ESTRASBURGO (Reuters) – As condições que permitiriam à União Europeia concluir um acordo comercial com o Mercosul não foram atendidas, disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, nesta quarta-feira, mas as negociações continuam.

O planejado acordo de livre comércio passou por uma análise política minuciosa nas últimas semanas, em meio a protestos de agricultores que dizem estar sendo prejudicados por importações baratas de países que não respeitam os altos padrões ambientais da Europa.

“A avaliação da Comissão é que as condições para a conclusão do acordo com o Mercosul não foram atendidas”, disse Sefcovic ao Parlamento Europeu na quarta-feira.

Um porta-voz da Comissão afirmou à Reuters que as negociações sobre o acordo continuam.

A União Europeia e o Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, estão em negociações há anos sobre o acordo, com a UE pressionando nas negociações recentes por garantias mais fortes sobre mudanças climáticas e desmatamento.

A França tem expressado repetidamente reservas sobre o acordo UE-Mercosul e o presidente Emmanuel Macron disse na semana passada a Bruxelas que seria impossível concluir as negociações nas condições atuais.

Com os agricultores organizando grandes protestos na França e as pesquisas apontando para ganhos da extrema-direita nas eleições para o Parlamento Europeu em junho, Macron está sob pressão para acalmar os agricultores, irritados com o aumento dos custos e com as importações de alimentos baratos.

Os governos da UE e o Parlamento Europeu precisam aprovar qualquer acordo comercial alcançado pela Comissão.

(Reportagem de Kate Abnett e Bart Meijer)

 

Mais lidas

Post Relacionado

lançamentos de julho

Lançamentos de Julho

As novidades do universo jurídico chegam com uma coleção de lançamentos de julho imperdíveis para os profissionais do Direito, trazendo obras que abordam desde os