thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UE deve perder prazo da ONU para novas metas climáticas, mostra esboço

Logo da Organização das Nações Unidas (ONU) projetado na fachada de um edifício, refletido na iluminação ao entardecer.

Por Kate Abnett e Virginia Furness

BRUXELAS (Reuters) – A União Europeia não espera chegar a um acordo sobre uma nova meta climática exigida pela ONU a tempo de cumprir um prazo-chave neste mês e, em vez disso, elaborou planos para apresentar uma meta temporária, a ser alterada posteriormente, mostrou um documento de negociação da UE visto pela Reuters.

Os países da UE enfrentam dificuldades para chegar a um acordo sobre uma nova meta climática para 2040, o que descarrilou os planos do bloco de apresentar uma meta para 2035 às Nações Unidas até o final deste mês para que todos os países o façam. A UE havia planejado derivar sua meta climática de 2035 da meta de 2040.

O rascunho do documento da UE visto pela Reuters mostrou que o bloco agora considera enviar uma “declaração de intenção” à ONU para 2035 — indicando que será entre 66,3% e 72,5% de redução de emissões até 2035, em relação aos níveis de 1990.

A definição da meta final para 2035 da UE ficará para mais tarde, depois de um acordo sobre a meta climática para 2040, segundo o documento. Embaixadores dos países da UE discutirão na terça-feira a minuta, que ainda pode ser alterada durante as negociações.

A medida visa evitar que a UE esteja de mãos vazias na assembleia geral das Nações Unidas na próxima semana, onde, a pedido do secretário-geral da ONU, António Guterres, os países devem anunciar suas metas climáticas para impulsionar as negociações climáticas globais da COP30, em novembro.

Mas isso deixa em aberto a questão de quão ambiciosa será a meta final da UE — e aumenta a probabilidade de que a UE fique atrás de outros grandes emissores, incluindo a China, na definição de sua nova meta climática.

(Reportagem de Kate Abnett, em Bruxelas, e Virginia Furness, em Londres)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de várias cédulas de dinheiro, incluindo notas de 1 dólar americano e de 50 reais brasileiros, destacando as diferenças entre as moedas.

Dólar tem leves baixas ante o real em sessão ainda sem gatilhos

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO (Reuters) – O dólar registra leves baixas ante o real nesta segunda-feira, enquanto no exterior a moeda norte-americana tem ligeiras altas ante boa parte das demais divisas, com os agentes à espera de gatilhos que possam definir uma tendência mais clara ao longo do

Reunião do pré-COP30 no Brasil, com líderes e representantes discutindo questões ambientais na Amazônia, em preparação para a Conferência do Clima de 2025.

Brasil dá início aos eventos climáticos da COP30 em ano de distrações

Por Simon Jessop e Katy Daigle SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil inicia nesta segunda-feira três semanas de eventos ligados à cúpula climática COP30, na esperança de mostrar um mundo ainda determinado a enfrentar o aquecimento global, mas isso pode ser difícil em um ano marcado por turbulências econômicas e

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.